Geral
Emissoras públicas do Nordeste lançam ‘Carta Maceió’ durante fórum

O Instituto Zumbi dos Palmares sediou o Fórum de Gestores das Emissoras Públicas do Nordeste. Como resultado, foi lançada a “Carta Maceió” com o propósito de reforçar e fortalecer a comunicação pública da região, além de criação da Faixa Nordeste para exibição de conteúdo produzido entre os nove estados.
Além da direção do IZP, estiveram presentes no evento representantes da Fundação de Teleducação do Estado do Ceará (TVC); Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB); Fundação Aperipê Sergipe; TVE/UFRN; TVU/UFBP; TV Antares; Empresa de Comunicação (EPC); e TV/UFMA.
O fórum teve como propósito discutir a comunicação pública na Região Nordeste contribuindo para o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública e o aprofundamento da democratização da comunicação na Região.
A iniciativa buscou ainda a união de esforços no sentido de retomar o intercâmbio e cooperação técnica nas áreas de gestão, tecnologia, formação, desenvolvimento de conteúdos, memória e produção jornalística.
Também foi objetivo do encontro, o desenvolvimento de ações comuns no campo da inovação e interatividade com base no conhecimento já produzido na região para impulsionar novas experiências no campo da radiodifusão e tecnologia da comunicação.
Ficou acertado ainda um maior esforço no sentido de valorizar a produção regional e desenvolvimento de novos mecanismos de captação de recursos que fortaleçam o perfil público das emissoras e suas instituições gestoras.
Também foi pauta do encontro, o processo de digitalização das TVs públicas o e prazo de desligamento do sinal analógico, que de acordo com Ministério das Comunicações, está previsto para ser iniciado em 2016 e sua conclusão será em 2018; a questão do financiamento e o relacionamento institucional com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Como resultado concreto do fórum, foi firmado acordo para criação, ainda para este ano, da Faixa Nordeste com exibição de conteúdo produzido nos nove estados da região; e uma série de reportagens nas áreas de Ciência, Cultura e Tecnologia.
O fórum ocorre de maneira periódica e de forma rotativa com o objetivo de integrar as emissoras públicas e fortalecer o vínculo colaborativo. Nos últimos anos têm ocorrido de forma mais sistemática para discutir soluções conjuntas para temas críticos.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
3FUTEBOL
Luis Enrique se lamenta com auxiliares após agressão ao brasileiro João Pedro: 'Sou um idiota'
-
4DENÚNCIA
Família de homem morto após abordagem em Santana do Ipanema pede afastamento de policiais
-
5POLÍCIA
Quem era o Italiano é morto a tiros na porta de casa em Maceió