Geral

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado

10/08/2015
Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado
Meta é vacinar 95% das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, que corresponde a 243.977 crianças; 3.400 profissionais estão envolvidos na campanha (Foto: Olival Santos)

Meta é vacinar 95% das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, que corresponde a 243.977 crianças; 3.400 profissionais estão envolvidos na campanha (Foto: Olival Santos)

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. O Brasil está livre do polivírus desde 1990 e, para manter o país na condição de certificado internacionalmente para a erradicação da doença, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite 2015 começa no próximo sábado (15). A imunização prossegue até o dia 31 de agosto, nos 102 municípios alagoanos.
A meta é vacinar 95% das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos. De acordo com a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, o total de alagoanos nessa faixa etária corresponde a 243.977 crianças. “Para evitar a reintrodução do vírus no país, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente”, alertou.
“A campanha visa manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios”, informou Denise Castro. Para que isso aconteça, 3.400 profissionais estão envolvidos na campanha, que vai utilizar, ainda, 500 veículos e dispor de 900 postos de vacinação – fixos, extra-fixos e volantes.
Os dados da cobertura vacinal contra a poliomielite de anos anteriores aponta que a meta de 95% tem sido atingida. Em 2014, por exemplo, foram vacinados 99,10% do público-alvo; em 2013, foram 96,09%; e em 2012, 98,07%.
“Assim como em outros anos de campanha, esperamos não só atingir a meta, como ultrapassá-la, imunizando ainda mais crianças contra a paralisia infantil”, completou.

Multivacinação

Também no período de 15 a 31 de agosto, acontece a Campanha Nacional de Multivacinação. Durante a mobilização, serão ofertadas todas as vacinas do calendário de vacinação da criança. A estratégia, segundo Denise Castro, visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
“Essa é uma oportunidade para que os pais, ao levarem as crianças para a vacinação contra a poliomielite, aproveitem para atualizar a caderneta das crianças menores de cinco anos”, explicou a gerente estadual do PNI. Segundo ela, a caderneta de saúde da criança vai ser avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.
Estarão disponíveis para essa ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança. São elas, a BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite Atenuada (VOP), Poliomielite Inativada (VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice Viral, Tetraviral, Hepatite A e DTP.