Artigos
Saudade do meu Pai Falecido
AGOSTO é tido como o “mês do desgosto”. Várias razões levam o nosso povo a crer que isso seja uma verdade em face das tragédias e dos acidentes que geralmente ocorrem neste mês do ano. Muitos dizem que o mês de Agosto é “azarado”. Talvez seja para os filhos que perderam seus pais nesse período. Ou para os filhos que, no “Dia dos Pais”, lembram com saudade a ausência dos seus genitores falecidos, desaparecidos ou desconhecidos.
O DIA DOS PAIS é uma data de grande felicidade para os filhos que ainda possuem seus genitores com vida, saudáveis, vibrantes e atuantes. Mas também pode ser uma data de angústia, de tristeza ou de remorso, para alguns filhos que, na vida, não conseguiram dedicar uma atenção especial aos seus pais. Por isso Agosto é um mês amargo, triste, difícil de suportar pelos filhos órfãos, abandonados ou rejeitados, de qualquer idade. É constrangedor para esses filhos e filhas ter que ver estampado nas vitrinas das Lojas, dos Bares e dos Restaurantes, anúncios de propagandas comerciais, evidenciando o papel e a importância dos pais na existência dos filhos. Isso sem esquecer-se das inúmeras sugestões de “presentes” que são ofertados para os pais nesse mês do ano. É dolorido não ter um Pai para abraçar, para beijar-lhe a face e para dizer: “Eu te Amo”.
Aliás, a Saudade é sentimento permanente e constante na vida dos filhos órfãos, mas no mês de Agosto, especialmente neste Domingo dedicado aos Pais, ela aumenta em intensidade, dor e sensibilidade. E quantos pensamentos povoam as nossas mentes nessa data: “Ah, se soubesse que seria a última vez que ouviria sua voz, eu te pediria para ouvir minha última declaração: “Meu Pai, eu sempre te amei e o amarei para sempre”. Ou ainda, “Pai, e eu soubesse que aquele seria o ultimo dia que te vi, teria te abraçado com mais força e te beijado com mais ardor”.
Felizes são os filhos e as filhas que guardam na lembrança o carinho, a força, a coragem e a proteção do Pai. Neste mundo, nenhum homem jamais amará uma mulher como um pai ama sua filha. Nenhum homem, por mais poder que detenha, dispensará a proteção e a fidelidade do Pai. Nesta vida, ninguém é capaz de cuidar, de admirar, de elogiar, de valorizar e de defender como um Pai. É um privilégio gozar do amor de um Pai. Nenhum abraço é mais aquecedor do que aquele oferecido pelo Pai. Falar sobre Pai é falar de amor, de confiança, de bondade, de conselhos e de amizade. “Eu daria tudo para ter meu Pai de volta ao meu convívio” dizem os filhos órfãos que foram amados por seus pais.
Aos filhos que ainda contam com a presença física dos seus pais em suas vidas, vale aqui um lembrete: não percam nenhuma oportunidade de dizer “Pai, eu te amo”. Quem ainda tem seu pai vivo não desperdice esse tempo – fale sobre sua admiração, sobre a sua confiança e o seu amor por ele no dia de HOJE… Pois, AMANHÃ poderá ser tarde demais.
Que Saudade eu tenho de quando a minha única preocupação era de não decepcionar o meu Pai. Como eu gostava de vê-lo contente quando estava ao meu lado.
Quanta saudade eu tenho da casa onde eu cresci. Eu nunca vou me esquecer disso. Ainda tenho na lembrança nas manhãs dos Domingos, antes das 9 horas, meu Pai regando as plantas no jardim, enquanto nosso cachorro (Lobinho) corria alegre pelo quintal e pelo jardim em direção à garagem, sem maltratar as “gerbas” e as “roseiras” plantadas por meu pai. Na cozinha, minha Mãe já estava de pé fazendo café e cuidando das nossas roupas para a celebração da Missa matinal das 9 horas na Igreja da Matriz. Tudo isso me vem à lembrança. É por isso, que todo filho realizado na vida tem a vontade é gritar ao alto para todos ouvirem: “Eu tenho um grande Pai”, ou “Eu tive um grande Pai”. Portanto, hoje, agora e sempre tenha a humildade de reconhecer que você tem ou teve um Pai e que sem ele você não é nada.
Por isso, para os filhos que ainda têm a sorte de ter um pai, é importante esse alerta: “aproveitem cada momento junto aos seus pais – admire, valorize, ame, abrace, beije e diga, sem qualquer vergonha – “Meu Pai, eu sempre tive muito orgulho de você”. FELIZ DIA DOS PAIS… Pensemos nisso! Por hoje é só.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5MUSEU DE NOVIDADES
Novas nomeações reforçam influência da gestão passada em Palmeira dos Índios