Geral

Saúde define rede de serviços de nove municípios do Vale do Paraíba

12/08/2015
Saúde define rede de serviços de nove municípios do Vale do Paraíba
As ações de saúde têm sido priorizadas pelo governo e visam garantir atendimento de qualidade aos alagoanos nos municípios, evitando o deslocamento para a capital (Fotos: Olival Santos)

As ações de saúde têm sido priorizadas pelo governo e visam garantir atendimento de qualidade aos alagoanos nos municípios, evitando o deslocamento para a capital (Fotos: Olival Santos)

 

A organização da Rede de Saúde de Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo e Viçosa – que integram a IV Região, no Vale do Paraíba –, foi definida na tarde desta quarta-feira (12), durante reunião entre a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska e os secretários municipais da pasta. O próximo passo será a pactuação, que ocorrerá durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), a ser realizada ainda este mês.

 

A ação faz parte do Projeto de Regionalização dos Serviços de Saúde, para que os usuários permaneçam nas regiões onde residem, sem necessitar se deslocarem para Maceió. A secretária de Estado da Saúde vem acompanhando o processo desde o início do ano, visitando as regiões e observando os serviços e equipamentos que existentem e que podem ser integrados à rede. Várias oficinas foram realizadas com a participação dos técnicos e de Rozangela Wyszomirska nas dez regiões de saúde.

Pelo que ficou definido, Capela será responsável pela saúde da mulher, com um Centro de Diagnóstico e o Hospital Municipal será referenciado para pequenas cirurgias, além de consultas de obstetrícia de alto risco. No caso de Viçosa, o Laboratório de Análises Clínicas atenderá a região, bem como o Centro de Parto Normal. O Hospital Municipal será reformado e ampliado, passando de 40 para 110 leitos. As casas de parto normal ficarão em Quebrangulo, Cajueiro, Capela e Atalaia.

 

O Serviço de Exame de Ultrassonografia terá como referência os municípios de Viçosa e Atalaia. Cajueiro será porta de entrada e retaguarda para o Serviço de Pediatria. E, em ortopedia, a porta de entrada será Atalaia. Já o Hospital de Paulo Jacinto, irá disponibilizar oito leitos para saúde mental e terá, ainda, leitos para cuidados prolongados.

 

A secretária destacou que a regionalização é essencial para melhorar a qualidade da assistência em saúde do alagoano, qualificando os serviços, ampliando as unidades hospitalares e possibilitando que o usuário seja atendido em sua região, sem a necessidade de se dirigir a Maceió. Rozangela Wyszomirska lembrou que todo o processo tem contado com o apoio do governador Renan Filho, que vem priorizando as ações de saúde, para que a população tenha um atendimento de qualidade.