Geral
Segurança investe no policiamento de proximidade na periferia


Governador cumprimentou moradores e confirmou que o intuito é manter a sensação de segurança nas localidades. (Foto: Marcio Ferreira)
O governador Renan Filho fez a entrega, nesta quinta-feira, 13, da primeira base comunitária de segurança móvel do Estado. A escolha do local foi estratégica, o Conjunto Denisson Menezes, no Cidade Universitária, em Maceió. A região ainda é uma das mais críticas em relação à criminalidade.
“A grande vantagem da base móvel é que ela se desloca, porque o crime também se desloca. Nós vamos ocupar essa área, pacificá-la, interagir com a sociedade, trazer as outras secretarias”, afirmou Renan Filho.
Ana Maria da Silva, que mora no Denisson Menezes há mais de 15 anos, está satisfeita com o novo modelo de segurança. “Essa base comunitária, eu acho uma maravilha. Já era para ter sido instalada bem antes. Com os policiais aqui, diminuem as mortes, os assaltos. Antes, era tiro de manhã, à tarde. Nem criança nem adulto ficava nas ruas”, declarou ela.
Com a instalação da base, de acordo com o governador, 22 policiais devem fazem a segurança da região. Outras cinco unidades móveis devem ser entregues na capital, também em áreas de maior risco.
“Aumentaremos o efetivo para que os policiais possam conhecer a comunidade, visitar os moradores, fazer o policiamento de proximidade. Essa região precisa da nossa atenção e vamos focar o trabalho aqui para continuar reduzindo os índices de criminalidade”, disse Renan Filho.
Além da ação policial, será criado um ambiente para que o Estado chegue com mais serviços para a comunidade.
“O Estado tem como prioridade essas localidades da periferia. A mensagem é reverter os paradigmas. Vamos cuidar da nossa periferia. Aqui [na base] se permite um acompanhamento não só das ações da segurança pública, mas das outras secretarias”, revelou o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.
Ainda na solenidade, foi inaugurado mais um ônibus do desarmamento. O veículo permite a entrega de armas de fogo, de forma anônima, com indenização no ato e a inutilização do armamento.
No Denisson Menezes, o governador fez uma visita ao Centro de Educação e Recuperação Nutricional (Cren), ONG dirigida pela nutricionista Telma Toledo. O espaço atende a 100 crianças, em tempo integral, e a cerca de 2 mil famílias. Todo o atendimento é voltado a comunidades vulneráveis.
A ONG recebe recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
2OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
3DENÚNCIA
Família de homem morto após abordagem em Santana do Ipanema pede afastamento de policiais
-
4FUTEBOL
Luis Enrique se lamenta com auxiliares após agressão ao brasileiro João Pedro: 'Sou um idiota'
-
5JOGOU PRA FRENTE
Após emplacar tia no STJ, JHC adia promessa feita a Lula de deixar o PL, diz jornalista