Geral

Renan Filho avança com mudanças no sistema socioeducativo

14/08/2015
Renan Filho avança com mudanças no sistema socioeducativo
Governador se sensibilizou com o testemunho de vidas de muitos em situação de internação. (Foto: Marcio Ferreira)

Governador se sensibilizou com o testemunho de vidas de muitos em situação de internação. (Foto: Marcio Ferreira)

Aos 17 anos, Luiza toca violão, violino e percussão. É habilidosa no bordado. Além dos estudos, também se dedica à dança. A rotina nem sempre foi essa. A mudança veio há 9 meses. A adolescente, que não é Luiza (nome fictício), é uma das jovens que, por terem cometido um ato infracional, vivem hoje na Unidade de Internação Feminina, em Maceió.
O governador Renan Filho conversou nesta sexta-feira, 14, com essas meninas. Foi recepcionado com apresentação musical. A finalidade da visita era a de conhecer as obras de reforma e ampliação das Unidades de Internação Feminina e Masculina, orçadas em R$ 14,5 milhões. Mas a manhã desta sexta foi além de plantas e prazos de entrega.
Renan Filho ouviu relatos como o da nossa Luiza. “Eu nunca tinha estudado um instrumento. A partir do momento que entrei aqui, percebi que estava muito difícil a minha vida. Por isso, me dediquei à música. Hoje sei tocar violino, percussão e violão”, disse a garota de iniciais T.F.S..
O governador ficou impressionado. “Eu estou emocionado. A gente pode a qualquer momento na vida mudar, principalmente quando somos muito jovens, como vocês. Sigam com essa vontade de fazer, com esperança. Quando saírem daqui não abram mão desse talento”, aconselhou Renan Filho.
As unidades de internação, tanto masculina como feminina, passam por mudanças. Somente para as garotas, as vagas serão ampliadas de 14 para 34. Hoje, há superlotação em todas as oito unidades do Estado, que acolhem 260 adolescentes.
“Estamos num momento de transição. Conseguiremos viabilizar um outro cenário de medida socioeducativa. Uniremos todas as forças para entregar um sistema melhor, com mais condições”, apontou o secretário de Estado da Prevenção à Violência, Jardel Aderico.
De acordo com o secretário de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, com recursos do Estado, será possível aumentar o número de vagas nas unidades e, ao mesmo tempo, tornar esses locais compatíveis com as normas previstas na Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) – Lei nº 12.594/2012.
Por muitos anos, o Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça cobraram esforços do governo por essas adequações. O processo agora está avançado. Mais de 50% das obras já estão concluídas.
“Nós vamos intensificar o trabalho do Estado para concluir o quanto antes as obras que vão melhorar as condições de aplicabilidade das medidas socioeducativas. Queremos ainda este ano finalizar todo o processo e deixar Alagoas preparada para respeitar a legislação federal”, afirmou o governador.
Renan Filho também esteve com os adolescentes. No lugar de música, ouviu um pouco do dia a dia deles e reivindicações, a exemplo do pedido por mais cursos profissionalizantes.