Geral
Líder indígena Marcos Terena conduzirá debate sobre resgate cultural

A importância do resgate da identidade de cada povo indígena, como forma de reafirmação da cultura e dos valores, é um dos pontos a serem discutidos, durante roda de conversa a ser realizada a partir das 14h, desta terça-feira (18), no Auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares.
O evento é uma realização da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), como forma de dar continuidade às celebrações pela passagem do Dia Internacional do Indígena, que ocorreu no último dia 9. Além de lideranças indígenas, devem participar do evento, representantes de secretarias e órgãos do governo estadual e federal.
A roda de conversa será conduzida pelo líder indígena Marcos Terena. Ele é escritor, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Comitê Intertribal. Terena ainda é fundador do 1º Movimento Indígena no Brasil e coordenador Internacional dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.
Nasceu no distrito de Taunay, município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Pertencente a etnia indígena Xané, Marcos Terena foi para a escola aos 9 anos de idade. Sempre confundido com descendente de japonês, aprendeu o ofício de aviador, no entanto, enfrentou grande dificuldade para ter o brevê, por não ter capacidade profissional reconhecida, em função dos indígenas no Brasil possuírem capacidade civil restrita.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios