Cidades
Maceió: Alunos da Semed produzem filme sobre os 200 Anos de Maceió

O objetivo é comparar a realidade atual da capital com os dias atuais. O resultado será a produção de 16 curtas-metragens produzidos pelos estudantes. O material deverá ter exibições internas e externas. A informação é da coordenadora do Departamento de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Virgínia Ferreira.
Ela explica que 40 estudantes das escolas municipais Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra, e Jaime Miranda, na Santa Lúcia, estão participando de oficinas de cinema, estudo dos bairros da capital e realizando entrevistas, especialmente com moradores mais antigos da cidade. Todo o trabalho vai resultar em pequenos filmes, que serão apresentados à Fundação Municipal de Cultura (Fmac) para possível inclusão na programação alusiva ao bicentenário de Maceió.
Além disso, o final do trabalho será exibido para os servidores da própria Semed e também serão apresentados ao grande público, através do Cine Art Pajuçara. “Os estudantes irão participar de várias oficinas, pelos próximos 30 dias. O lançamento dos curtas está previsto para outubro, especialmente por ser o Mês das Crianças”, esclarece Virgínia Ferreira.
Ela acrescenta que o material deverá lançar um olhar sobre a história de Maceió. Para isso, os estudantes têm como fonte de consulta o material didático sobre a capital. “Teremos a visão do jovem sobre a nossa bela cidade”, considera a coordenadora. Caberá aos alunos da escola Silvestre Péricles ter a sensibilidade para captar as belezas e a realidade das orlas Marítima e Lagunar. Essa é uma das tarefas do grupo de alunos envolvidos no trabalho. “A técnica e a prática são trabalhados conjuntamente”, conclui Virgínia Ferreira.
A diretora da Escola Silvestre Péricles, Isaura Souza, considera que o bairro do Pontal, onde fica a escola, tem um diferencial. “Aqui o dom artístico é muito comum. Isso fez com que houvesse muita empolgação entre os alunos para participar dessa atividade”, declara. De acordo com a diretora, os alunos inseridos no projeto são do 5º ao 9º ano da escola. Por dois dias seguidos, eles participaram de orientação em sala de aula e somente na próxima semana, começam a segunda etapa do trabalho, que é a coleta de entrevistas.
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