Cidades
Instituto de Previdência de Maceió faz 49 anos com resgate histórico

Para contar uma história, os personagens são peças chaves. São eles que constroem os pontos, as vírgulas, os parágrafos e contam, através do tempo, o que ficou na memória. Nesta terça-feira (25), o Instituto de Previdência do Município de Maceió completa 49 anos. Uma história de conquistas e muito trabalho em prol da Previdência Social dos servidores públicos municipais.
Ainda como Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Maceió – Ipam, criado através da Lei nº 1.318, em 25 de agosto de 1966, teve a finalidade de conceder benefícios previdenciários e assistenciais aos servidores públicos do município de Maceió. Em julho de 1999, o Ipam transformou-se no Instituto de Previdência Municipal de Maceió – Iprev, de natureza autárquica, vinculada ao Poder Executivo Municipal, tendo como finalidade conceder benefícios previdenciários e não assistenciais. Já em 18 de setembro de 2009, a Lei nº 5.828 reorganizou e reestruturou o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos do Município de Maceió.
De lá para cá, o Instituto mudou de sede, realizou concursos públicos, reestruturou seu organograma, fez parcerias e vem passando por um momento de reformulação, integração e modernidade.
As vésperas dos seus 50 anos, o Iprev comemora o aniversário com o lançamento do projeto Resgatando a História, com o objetivo de reunir depoimentos, fotos, documentos e uma série de informações que ajudem a documentar a história da Previdência Social de Maceió.
De forma espontânea, o Instituto abrirá as portas para que segurados, sejam servidores em atividade, aposentados ou seus dependentes (pensionistas), possam participar, prestando depoimento, disponibilizando fotos, contando um pouco da sua história profissional que em determinado momento, confunde-se com a da instituição, desde a sua criação, como Ipam, até os dias atuais.
“A proposta é documentar a história do instituto, promover uma visita ao passado, relacionando sempre com o presente em direção ao futuro. Entender um pouco da história nos faz mais conscientes do presente, abre nossas mentes para compreendermos um pouco mais o instituto, suas conquistas e fragilidades, identificando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.
É uma homenagem que a gestão do prefeito Rui Palmeira, quer deixar para seus servidores. O Iprev é a Casa de todos os servidores públicos municipais, por isso, resgatar e contar sua história se faz necessário, é um presente a este importante órgão”, destacou a diretora-presidente do órgão, Fabiana Toledo.
Ao final, será produzida uma cartilha especial, com toda a história dos 50 anos do Instituto de Previdência, fotos e depoimentos. “É um material para ser registrado, divulgado e guardado. A partir desta terça-feira (25), nossa assessoria de comunicação estará à disposição de quem comparecer ao Instituto e desejar participar do projeto. Será uma satisfação receber aposentados, pensionistas, ex-funcionários e servidores que quiserem contribuir com fotos, depoimentos, vídeos e documentos na construção do registro da história da Previdência Municipal de Maceió nos seus 50 anos”, ressaltou Fabiana.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
5PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.