Política
Produtores do Baixo São Francisco recebe sementes de arroz do governo
Cerca de 400 produtores de arroz do município de Igreja Nova, no Baixo São Francisco, receberam os primeiros tickets que garantem a chegada das 200 toneladas de sementes adquiridas em agosto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em pregão eletrônico. A entrega simbólica das sementes foi feita pelo vice-governador Luciano Barbosa e pelo secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos.
O agricultor Derivaldo Rodrigues trabalha no cultivo do arroz desde os 8 anos de idade, Hoje, com 62 anos, possui um lote de terra de 4,3 hectares no perímetro irrigado da Boacica, em Igreja Nova, e comemora a chegada das sementes.
“É muito importante pra gente o Governo nos dar essa oportunidade de plantar uma semente selecionada. Normalmente, a gente colhia entre 420 e 500 sacas de arroz na minha área, mas, no ano passado, ficamos em 220 sacas. Agora, com essa semente, acredito que a gente volte a ter uma safra melhor”, disse o trabalhador.
A expectativa de Derivaldo Rodrigues é a mesma do vice-governador Luciano Barbosa, atendendo à preocupação do governador Renan Filho com o aumento na produção rural de Alagoas e a melhoria de vida do agricultor familiar.
“A maior vontade de Renan Filho é fazer com que o que é produzido pelo pequeno agricultor de Alagoas cresça em volume e em qualidade. Para isso, o governador está firmando parcerias com quem tem vontade de investir em Alagoas. Estamos aqui hoje não só para fazer essa entrega simbólica, mas para dizer que estamos juntos, que estamos do lado do pequeno produtor em todas as regiões do Estado. Aqui no Baixo São Francisco, temos certeza de que vamos resgatar a produção de arroz e torná-la um caso de sucesso que servirá de exemplo para o resto do Brasil”, afirmou o vice-governador.
De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, o Governo do Estado realiza este ano a maior distribuição de sementes de arroz da história de Alagoas.
“Em anos anteriores, o Governo distribuiu, no máximo, 160 toneladas de sementes de arroz. Para este ano, já temos garantidas as 200 toneladas adquiridas no pregão eletrônico e esperamos a chegada de mais 200 toneladas que serão doadas ao Estado pela Conab”, disse o secretário. “Nós temos incentivado o pequeno produtor a criar um banco de sementes. Do que ele produzir, ele guarda a mesma quantidade que recebeu do governo para, no ano seguinte, ter o dobro de sementes. Com isso, acredito que teremos no Governo Renan Filho a maior sofra de arroz registrada em Alagoas desde as décadas de 50 e 60”, explicou Vasconcelos.
As sementes de arroz que começam a ser distribuídas no Baixo São Francisco vão beneficiar os pequenos produtores dos perímetros irrigados de Boacica, Itiúba e Marituba, geridos pela Codevasf. Elas foram adquiridas em agosto, por meio de pregão eletrônico, por R$ 1.300.000.
O vencedor do pregão foi o Grupo Santana, que possui uma unidade de beneficiamento de arroz em Igreja Nova. O grupo também foi um dos vencedores do pregão eletrônico para aquisição de mil toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo distribuídas pelo Governo do Estado em maio deste ano.
De acordo com o presidente do Grupo Santana, Ivanilson Araújo, as condições para o plantio de arroz em Alagoas são as melhores do Nordeste.
“O Estado de Alagoas tem aqui uma mina de ouro que precisa ser aproveitada. Não vi isso em nenhum outro estado. Viemos para cá para ajudar os pequenos produtores de arroz a crescer e para crescer junto com eles”, disse o empresário, que veio do Rio Grande do Norte para a cerimônia.
Também compareceram à entrega simbólica o prefeito de Igreja Nova, Augusto Santos; o vice-prefeito Manoel Mateus, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Alagoas, Alay Correia; o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rêgo; o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Alagoas (Unicafes-AL), João dos Santos; o presidente da Câmara de Vereadores de Igreja Nova, Genaldo Lopes; o coordenador do Distrito da Boacica, Roberto Moura, secretários municipais e vereadores de vários municípios da região.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar