Geral
Rendeiras de Marechal Deodoro participam de curso de arte da cultura com filé

A arte do filé é passada de geração a geração para mulheres que muitas vezes não tiveram a oportunidade de sentar numa banca de escola para estudar (Foto: Pinehas Furtado)
O Programa de Economia Solidária da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego está implantando o projeto arte da cultura com filé no grupo de mulheres rendeiras do mercado de artesanato do município de Marechal Deodoro.
Formado por 15 mulheres, o grupo vai se capacitar, por meio de dicas que valorizem os trabalhos de corte e costura com o filé. A finalidade é fazer com que elas desenvolvam um produto com mais qualidade e condições reais de comercialização.
Para a assessora técnica de economia solidária, Francisdey Farias, muitas dessas mulheres nunca tiveram oportunidade de sentar numa banca de escola e o que elas aprenderam na vida foi lidar com a confecção da renda do filé, ofício passado de mãe para filha.
“A maioria vivia sem perspectiva de ampliar as condições de vida, pois se limitavam a produzir um trabalho comercializado apenas nas altas temporadas. Nossa proposta é agregar valor ao produto para que elas possam negociar em outras estações para todos os públicos”, declarou.
O curso será ministrado em três meses. Durante as aulas serão dadas técnicas de corte e costura, com montagem de zíper, de gola, modelagem e acabamento. Ao final, todas receberão certificado e apoio para viabilidade de comercialização dos produtos.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5
Santana do Ipanema em festa


