Geral
Seplag oferece aos servidores palestra sobre educação e consciência ambiental
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão e Controle de Metas e da Superintendência Administrativa, realizou, na manhã desta quarta-feira (9), uma palestra sobre educação ambiental com seus servidores e colaboradores.
Na ocasião, foi abordada a prática de educação para a sustentabilidade, com Mirella Cavalcanti, gestora e consultora ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
“É necessário remeter o termo ‘meio ambiente’ a todos os ambientes que frequentamos, visitamos ou vivemos”, disse a palestrante, ao destacar a necessidade de mudar a mentalidade das pessoas, unindo o social, ao econômico e ambiental, em prol da construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso.
“A educação ambiental é um exercício para a participação coletiva e refletir sobre o que estamos fazendo com nossos resíduos se faz, mais do que nunca, essencial. A redução de lixo contribui, por exemplo, para uma sociedade mais sustentável”, salientou a representante do IMA.
A secretária adjunta Cristina Farias destacou o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Meio Ambiente.
“Pudemos perceber que cada um de nós consegue realizar ações mínimas, que trazem propostas de mudanças grandiosas para o meio ambiente”, salienta, ao citar ações já adotadas pela Secretaria do Planejamento, como a adoção de copos individuais, evitando o uso de copos descartáveis, assim como a redução do uso de papel.
“Hoje, temos uma missão ainda maior. Iremos dedicar o nosso olhar para dentro de cada uma de nossas áreas do trabalho, com a proposta de aplicar maiores cuidados com o meio ambiente e a sustentabilidade”, disse Farias.
Para a servidora Ana Maria Mamede, servidora há mais de 30 anos na Secretaria, foi gratificante saber que faz o seu dever de casa a favor do meio ambiente.
“Eu me identifiquei muito com o que foi proposto na palestra, como a confecção de blocos de anotações com papeis que seriam destinados ao lixo e com o sabão produzido a partir do óleo de cozinha já utilizado”, disse Ana Maria. Em momentos de lazer, ou mesmo durante seu horário de descanso no trabalho, a servidora faz trabalhos manuais com jornais e revistas utilizados. “Minha próxima inspiração será fazer puffs com garrafas pets”, relatou a servidora.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
5
Santana do Ipanema em festa


