Geral
Termos de cooperação para pesquisa em políticas públicas são assinados

Na ocasião, foram assinados os termos de cooperação que regulamentam a concessão de bolsas pela Fapeal (Foto: Ascom Fapeal)
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu, nesta quarta (9), sete gestores cujas instituições são participantes do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PPDP).
Na ocasião, foram assinados os termos de cooperação que regulamentam a concessão de bolsas pela Fapeal. O PDDP permite a formação de grupos de inteligência para atuar dentro de órgãos estaduais, com produção de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de gestão voltadas a políticas públicas, através da coordenação de um mestre ou doutor.
Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal mencionou que a formatação do programa foi disponibilizada, a pedidos, para o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, o Confap. “Alagoas saiu na frente. Esse programa é importante porque, além da pesquisa, leva para o estado tecnologia de gestão e capacidade técnica”, avaliou.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, ressaltou que o propósito do PDDP “é suprir uma carência de especialização, pesquisa e inovação, que a estrutura formal e as rotinas executivas do Estado não permitem”, destacando ainda que, para alguns pesquisadores, é mais interessante e adequado estar num projeto em andamento e sendo executado na prática dentro do governo do que se restringirem ao ambiente acadêmico ou ao mercado.
Estiveram presentes na ocasião os secretários Christian Teixeira, da Gestão e Planejamento (Seplag), Ênio Lins, da Comunicação (Secom), Rafael Brito, do Trabalho e Emprego (Sete), o secretário-adjunto da Fazenda, Fabrício Santos (Sefaz), o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), Marcus Vasconcelos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Rodrygo faz 'gol relâmpago' e Real Madrid larga à frente do Atlético nas oitavas de final
-
4
Tarifa do metrô e de trens da CPTM sobe para R$ 4,30 neste domingo
-
5
Pandemia e ensino à distância

