Política
Paulão: Câmara aprova urgência para regulamentação de lotéricas
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem terça-feira (22), regime de urgência para o Projeto de Lei 2994/15, que permite a prorrogação automática da permissão de lotéricas outorgadas antes da lei que define a licitação para seu funcionamento. O deputado Paulão (PT/AL), que votou a favor da matéria, disse que serão beneficiadas mais de seis mil unidades em todo o país, que foram autorizadas antes de 1999, quando a lei não previa a licitação.
Conforme o deputado, as lotéricas antigas estão cumprindo a lei, pois à época em que fizeram contrato através de adesão, a legislação determinava que quando terminasse o prazo de 20 anos, poderia ocorrer a renovação por mais 20. “Com a recente determinação do Tribunal de Contas da União, relativa à licitação, hoje existe uma grande insegurança jurídica, uma intranquilidade para os lotéricos continuarem fazendo seu trabalho” disse Paulão.
Para o deputado, as lotéricas prestam importantes serviços à população em Alagoas e no resto do Brasil, respondendo por 61% das transações financeiras e 55% dos negócios dos correspondentes bancários. “Além disso, as lotéricas fazem um trabalho que os bancos não querem mais fazer. São elas que recebem as contas de água, luz e boletos diversos”, afirmou Paulão.
A Câmara também aprovou urgência para decreto legislativo que suspende a decisão do TCU que definia a manutenção do funcionamento apenas das lotéricas licitadas, sendo que as demais perderiam o contrato com a Caixa Econômica Federal. As propostas das lotéricas podem ser votadas em definitivo na Câmara a partir desta quarta-feira (23).
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar