Geral
Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória a partir do dia 1º de outubro

Emissão da NF-e é condicionada ao uso de certificado digital, o que garante a idoneidade do documento, maior segurança ao contribuinte e melhor as ações de fiscalização (Foto: Ascom Sefaz)
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) reforça que a partir do dia 1º de outubro o uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passa a ser obrigatório para as empresas normais, ou seja, aquelas não optantes do Simples Nacional. A obrigatoriedade é disciplinada pela Instrução Normativa GSEF nº 8, publicada no Diário oficial no dia 15 de abril.
Com a instrução, os contribuintes substituem o uso de talões fiscais, modelo 1 e modelo 1-A, destinados a operações comerciais entre contribuintes e para fora do Estado, pela Nota Fiscal Eletrônica que pode ser emitida de modo simplificado através de ferramenta disponibilizada no site da Sefaz.
A diretora de cadastro da Sefaz, Telma Lobo, explica que a emissão da NF-e é condicionada ao uso de certificado digital, o que garante a idoneidade do documento, maior segurança ao contribuinte e melhora as ações de fiscalização.
Todos os segmentos estão obrigados a utilizar a Nota Fiscal Eletrônica, exceto os optantes da modalidade de Micro Empreendedor Individual (MEI), que não são obrigados a emitir notas e cupons fiscais.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2MACEIÓ
Cooperativa parceira apresenta plano para melhorar coleta seletiva em Maceió
-
3COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas

