Geral

Novo campus Cesmac do Sertão, em Palmeira, é inaugurado com a promessa de implantação do curso de medicina

28/09/2015
Novo campus Cesmac do Sertão, em Palmeira, é inaugurado com a promessa de implantação do curso de medicina
O novo campus do Cesmac do Sertão foi inaugurado hoje, em solenidade festiva (Foto: Lucianna Araújo)

O novo campus do Cesmac do Sertão foi inaugurado hoje, em solenidade festiva (Foto: Lucianna Araújo)

 

A nova estrutura física do campus do Centro de Universitário Cesmac do Sertão foi inaugurada hoje (28) pela manhã, em Palmeira dos Índios. O novo campus leva o nome do promotor de Justiça Helenildo Ribeiro, que foi o primeiro aluno da instituição a ingressar na carreira jurídica. Além dos cursos já existentes, como enfermagem, direito e administração, também foi anunciado um estudo para a implantação do curso de medicina na instituição.

O reitor do Cesmac, João Sampaio, disse que a inauguração do campus é uma nova conquista e trata de um avanço na área da educação. “Hoje o Cesmac dá mais um passo importante. Assim como o Helenildo, o prefeito James Ribeiro, e a esposa dele, Mosabele, hoje formada em enfermagem, aqui estudaram, e os dois filhos deles estão com os cursos em andamento. O nome desse campus é uma homenagem mais do que justa, pois o Helenildo foi o primeiro aluno a entrar para o quadro jurídico como promotor de justiça”, destacou.

Para o prefeito James Ribeiro, a cidade de Palmeira dos Índios sempre esteve ligada à educação, pois grandes homens e mulheres que aqui viveram ganharam o mundo, mas deixaram as suas raízes plantadas no município.  “Quem queria fazer universidade, antigamente, tinha que sair daqui. Felizmente, de vinte anos para cá, estamos revertendo esse quadro com a implantação de várias instituições de nível superior como o Ifal, Ufal, Uneal e o Cesmac. Estamos buscando, incessantemente, avanços a serem implantados, como o curso de medicina aqui nesse campus. Estamos lutando para isso, mas não é fácil. Várias pessoas passaram por aqui, como o meu pai, que foi um homem à frente de seu tempo. E todas as conquistas do meu pai estão ligadas à área de educação. Homenagear o meu pai, dessa forma, com o nome do campus, é mais do que justo. Especialmente hoje, que seria o dia do aniversário dele. Esse campus é uma conquista de todo o povo palmeirense”, disse emocionado, o prefeito.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Washington Luiz, ressaltou a parceria entre o Cesmac e o município de Palmeira e falou com entusiasmo sobre o pólo universitário que foi formado no bairro de Vila Maria. “É com muita alegria que estou aqui em Palmeira para a inauguração desse novo campus e quero saudar a intelectualidade do povo dessa terra com o nome do doutor Ivan Barros. A homenagem ao Helenildo é o reconhecimento pelo compromisso que ele sempre teve com a educação, e muito me entusiasma o novo campus do Cesmac estar instalado justamente nas cercanias deste bairro, onde estão outras universidades de Palmeira. O momento é da educação do terceiro grau. Saio daqui entusiasmado porque nunca vi uma estrutura tão bem montada como essa, com equipamentos de primeiro mundo. Vi um esqueleto que custou R$ 300 mil. Espero que esse tipo de empreendimento siga adiante, pois sei que já se pensa em uma extensão desse campus, que teve o terreno doado pelo município, e que prova o comprometimento com a educação de qualidade”, avaliou.

O campus do Cesmac está localizado no bairro de Vila Maria, como estão também outras universidades, a exemplo da Uneal e Ufal. A construção do campus teve um investimento avaliado em R$ 14 milhões. A área onde o prédio foi construído possui 22 mil metros quadrados, com 23 salas de aula, pátio, laboratório, biblioteca, área de convivência, estacionamento e área de vivência externa.