Geral
Sesau realiza Seminário sobre Vigilância dos Acidentes com Material Biológico

Durante o seminário serão discutidas estratégias de prevenção e redução de acidentes nas unidades de saúde (Fotos: Josenildo Torres)
Para proteger os trabalhadores e prevenir acidentes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (8), o Seminário Vigilância dos Acidentes com Exposição a Material Biológico. O evento vai ocorrer às 8h30, na sede do Conselho Regional de Psicologia no bairro do Pinheiro.
De acordo com Gardênia Santana, supervisora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), os acidentes com material biológico são aqueles envolvendo sangue e outros fluídos orgânicos ocorridos com profissionais de saúde.
“Todo ferimento envolvendo agulhas e materiais perfuro cortantes são considerados perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de 20 tipos de agentes infecciosos, sendo particularmente graves a transmissão do vírus HIV e o das hepatites B e C”, destacou a supervisora.
Durante o seminário serão discutidas estratégias de prevenção e redução de acidentes nas unidades de saúde. “Serão pensadas ações, em conjunto com os profissionais de saúde, além de esforços para adequação das condições de trabalho e sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, ressaltou Gardênia.
Programação – O seminário terá início com a apresentação do perfil dos acidentes de trabalho com exposição o material biológico no Estado de Alagoas. Em seguida os profissionais participarão de uma mesa redonda, coordenada por Gardênia Santana, que terá como tema os diferentes aspectos da experiência de uma unidade de saúde com o problema.
Já no segundo horário, serão realizados debates, esclarecimentos e uma sessão de cinema com a exibição do documentário Acidente com Exposição à Material Biológico. O seminário tem sua conclusão prevista para as 16 horas.
“Com a realização do seminário, a gestão estadual de saúde reforça seu compromisso em garantir a segurança e bem estar de todos os seus profissionais, que abraçaram a missão de cuidar da saúde dos alagoanos”, salientou Gardênia Santana.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo


