Geral
Sefaz institui primeiro Fórum Permanente de Educação Fiscal do país

Durante o evento foi apresentado um panorama geral e a estrutura do PNEF no país, pontuando o trabalho de disseminação da educação fiscal desde estudantes até servidores públicos.
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), por meio da Escola Fazendária (Efaz), instituiu o primeiro Fórum Permanente de Educação Fiscal em Alagoas, nessa quinta-feira (15).
Iniciando a solenidade, o secretário-adjunto da Fazenda, Helder Lima, que representava o secretário George Santoro, destacou a realização do fórum como ponto de fomento da educação fiscal e desenvolvimento da cidadania.
“É um passo largo dado pela Sefaz para tornar o cidadão mais consciente. Devemos não apenas educar, mas dar mecanismos para que a população possa entender o funcionamento dos tributos, cobrar o destino que estamos dando para o Estado. Esse é o papel fundamental”, frisou.
Presente no evento, a gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), Fabiana Baptistucci, ressaltou a necessidade do fórum, sendo o primeiro do país com a proposta de realização de forma contínua. Em sua explanação, a gerente apresentou o panorama geral e a estrutura do PNEF no país, pontuando o trabalho de disseminação da educação fiscal desde estudantes até servidores públicos.
“O programa evoluiu muito, e temos que tornar ainda mais atraente. Transpassar o conceito e colocar em prática, trabalhando o contribuinte do futuro, mas também o contribuinte do presente. Um Estado forte não se faz sozinho”, afirmou Fabiana.
A coordenadora do Programa de Educação Fiscal (PEF) da Sefaz/AL e mobilizadora do fórum, Glácia Tavares, relatou que a realização do evento no dia 15 de outubro decorreu pela proximidade do aniversário de 15 anos do PEF e por ser dia dos professores, parceiros no projeto de propagação da educação fiscal.
Em seu discurso, Tavares explicou as campanhas desenvolvidas durantes os 15 anos, destacando os projetos de orientação continuados neste ano, como a Operação Cartão de Visitas e o trabalho com tutores e disseminadores da educação fiscal, e reforçou o objetivo do Fórum Permanente. “Temos que abrir para a sociedade, para que as pessoas participem e conheçam o seu papel como cidadão”, concluiu.
O evento ainda contou com a participação de estudantes da rede educacional do município de Viçosa, que apresentaram de forma lúdica como funciona a tributação e o seu repasse social. Por meio da literatura de cordel e de cantiga parodiando a canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga, ecoava-se no evento a mensagem de cidadania fiscal.
O primeiro Fórum Permanente de Educação Fiscal contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, e a abertura aconteceu na unidade administrativa Silvio Viana, situada no bairro Jacarecica, em Maceió. Foi finalizado com uma palestra sobre ética e cidadania, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey, e tem proposta de realização contínua, com nova data a ser definida.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
4BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
5FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre


