Geral

Tenda da Juventude leva diversão e conhecimento ao Denisson Menezes

16/10/2015
Tenda da Juventude leva diversão e conhecimento ao Denisson Menezes
No rosto das crianças a certeza que ações deste tipo humanizam o cidadão. (Foto: Adailson Calheiros)

No rosto das crianças a certeza que ações deste tipo humanizam o cidadão. (Foto: Adailson Calheiros)

A Tenda da Juventude, um projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, chegou ao Conjunto Denisson Menezes – Complexo Habitacional Benedito Bentes -, na manhã desta sexta-feira (16), proporcionando às crianças e aos adolescentes um dia de muita diversão e aprendizado.

Os moradores da área, considerada de risco e vulnerabilidade social, puderam aproveitar brinquedos como cama elástica e piscina de bolinha, ouvir histórias infantis, pintar e jogar futebol. Além disso, foram ofertadas oficinas de fotografia, grafite, dança afro e palestras sobre primeiro emprego e questões trabalhistas. Enquanto tudo isso acontecia, carrinhos de pipoca e algodão doce distribuíam as guloseimas para os participantes da ação.

Foi a primeira edição da Tenda da Juventude e a ideia é continuar com o projeto pelos demais bairros da capital alagoana e municípios em geral. Segundo a secretária executiva da pasta, Morgana Tavares, os planos são de levar a estrutura para municípios do interior do estado.

“Queremos fazer em Anadia no mês de novembro, e em dezembro aportar em Junqueiro”, declarou Morgana Tavares.

Andreza Maria é moradora do Denisson Menezes desde que nasceu. Hoje, com 15 anos, frequenta a escola e sonha em ser médica. Esteve na Tenda da Juventude, na estrutura montada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, para fazer sua carteira de trabalho e, no futuro, procurar oportunidades no mercado e melhorar a qualidade de vida.

Além da pasta do Trabalho, o Corpo de Bombeiros também marcou presença na atividade apresentando o projeto Bombeiro Mirim. Em paralelo, a Polícia Militar levou a cavalaria para uma demonstração equestre.

Cláudia Petuba, secretária de Esporte, Lazer e Juventude salientou a importância da ação.

“É primordial, principalmente em áreas com maior índice de vulnerabilidade social, que o Estado possa chegar com uma agenda positiva, fazendo trabalhos com diversas áreas, com crianças e jovens, e levando serviços de cidadania. Muitas vezes só a agenda negativa, com a repressão policial, é que ocupa as comunidades. Ações como a de hoje ampliam o diálogo do Estado com a sociedade”, assegurou Petuba.