Política
Antônio Fonseca pretende “fazer o bem sem olhar a quem”, caso seja eleito prefeito de Palmeira
Há 27 anos voltado para o serviço público de Palmeira dos Índios, José Antônio Pereira da Fonseca, popularmente conhecido como Fonseca, é outro nome que poderá concorrer à prefeitura do município, nas eleições de 2016, pelo PMDB. Ele foi vereador de Palmeira dos Índios de 1988 a 2000, durantes os mandatos de Gileno Sampaio, Helenildo Ribeiro, Maria José Carvalho e Albérico Cordeiro. Tendo como inspirações políticas o ex-deputado estadual Jota Duarte, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Palmeira, Helenildo Ribeiro, além do senador Renan Calheiros, Fonseca tem como lema “fazer o bem, sem olhar a quem”, que segundo ele fazer o bem a todos é uma vocação nata e não está ligada apenas à política. Em entrevista ao Jornal Tribuna do Sertão, Fonseca, que é o secretário de Articulação Política da atual administração municipal, fala sobre a carreira, a política e os planos para o futuro, caso seja o nome indicado pelo prefeito James Ribeiro (PSDB) para disputar o pleito do próximo ano.
Tribuna do Sertão (T.S.) O que levou o senhor a optar pela carreira política?
Antônio Fonseca (J.F.) Trabalhar pela comunidade, levar educação, saúde, energia elétrica e água aos povoados. Durante os anos que fui vereador tive a oportunidade de ser secretário da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) e de ocupar as comissões de Constituição e Justiça, de Educação e Saúde, as mais importantes da Câmara. Nessa época, fui escolhido o vereador mais atuante, fato que meu deu esse reconhecimento pela imprensa local.
T.S. Quais os projetos desenvolvidos pelo senhor que mereceram esse reconhecimento?
A.F. Projetos nas áreas de educação e saúde, pela água potável e a defesa pela causa do trabalhador, de acordo com as funções atribuídas pelos vereadores. Nos meus quatro mandatos, quando tive acesso livre aos saudosos Helenildo Ribeiro e Jota Duarte, trabalhamos para que as escolas que tinham apenas o nível primário, que hoje é o ensino fundamental, tivessem também o nível médio, o segundo grau. E entre elas estão a Escola Egídio Barbosa, na Lagoa do Caldeirão, a escola Djanira Santos Silva, no Povoado Santo Antônio, e também em Canafístula do Frei Damião.
T.S. Além de ter exercido 16 anos de mandato como vereador, o senhor também foi candidato a vice-prefeito de James Ribeiro nas eleições de 2004. Como se deu esse processo?
A. F. Iniciamos esse projeto político em 2004, com o prefeito James Ribeiro. Em 2008, assumi no governo a pasta de Articulação Política. As minhas atribuições, nesta Secretaria, é fazer uma ponte freqüente entre o governo municipal e a Câmara de Vereadores, e entre o governo e a sociedade. É como se fosse um “elo” de serviços entre o governo e o povo.
T.S. O senhor é pré-candidato à prefeito pelo PMDB, o mesmo partido do governador Renan Filho. O Partido faz uma exigência de que cada governador apoie um candidato. O governador de Alagoas já declarou apoio à sua candidatura, caso o senhor seja o representante do município escolhido por James Ribeiro?
A.F. Esse é um trabalho nacional que vai atingir os 102 municípios alagoanos. Espero ter um entendimento com o governador Renan Filho para ter esse apoio. Digo sempre que “O Futuro a Deus pertence”. No quadro municipal temos vários nomes que se destacam para a candidatura. Mas conheço o município a fundo e tenho serviços prestados aqui.
Conheço cada área e sei das necessidades do povo. Por isso sou um forte nome e um forte candidato para dar continuidade aos trabalhos de James Ribeiro. E se essa for a vontade dele (James Ribeiro), vou abraçar a causa com muito carinho e dedicação. Defenderemos sempre essa bandeira de luta.
T.S. O senhor acredita que o mesmo eleitorado que o elegeu, há 27 anos, ainda pode manter esse apoio à sua candidatura?
A.F. Na verdade, esse eleitorado aumentou. Tenho acesso a várias comunidades e posso sentir nas ruas o apoio das pessoas, quando me abordam, e afirmam que se eu sair candidato a prefeito vão votar em mim. Acredito que 80% dos presidentes de associações são filiados ao PMDB. Isso já nos ajuda bastante.
T.S. E quanto aos vereadores, já existem novas filiações ao partido (PMDB)?
A.F. Ao longo de 30 anos Palmeira não fazia vereadores pelo PMDB. Nas últimas eleições de 2012, elegemos quatro e a intenção é que se faça uma grande bancada do PMDB na Câmara, sempre mantendo um bom relacionamento com os partidos aliados. Nosso importante passo é a implantação dos Cursos de Formação Política da Fundação Ulisses Guimarães iniciando no próximo dia 24 com o Curso de Dicção e Oratória para os filiados do partido. Nos últimos anos fizemos um trabalho de filiação no Partido abrangendo a zona urbana e a rural com pessoas de vários setores: profissionais liberais, agricultores, agropecuarista, comerciantes, servidores públicos, empresários, radialistas, jovens estudantes, dentre outros.
Criamos o PMDB Mulher, o PMDB Jovem que vem fortalecendo a política local e descobrindo lideranças nos grupos de mulheres e jovens.Tudo isso aconteceu com o apoio do senador Renan Calheiros e do diretório e da executiva nacional do PMDB, com o Sabino de Moura Fidélis.
Auxiliamos na coordenação da campanha do governador Renan Filho para o governo do Estado. Então, temos um forte apoio desses políticos. Também tenho um respeito e uma admiração profunda pelo prefeito James Ribeiro, que vai além da política, e com toda a família dele, a exemplo do Lucas Ribeiro, irmão do James, e do Helenilson Ribeiro, tio deles.
T.S. O que Palmeira dos Índios representa para o senhor e de que forma o senhor pretende alavancar a economia no município?
A.F. Palmeira é uma cidade estratégica, pois fica entre as cidades de Arapiraca, em Alagoas, e de Garanhuns, em Pernambuco. Vamos buscar parcerias para gerar emprego e renda a partir do setor de confecções.
O setor agropecuário também tem se destacado na região. O Povoado Santo Amaro tem várias nascentes que podem gerar muito mais riquezas naturais. Hoje, Palmeira tem água de qualidade e em quantidade, e energia elétrica. Incentivar o homem do campo para que ele viva com dignidade é uma das minhas metas, se for candidato. É gerar emprego e renda para que as pessoas não precisem sair daqui em busca disso. É trazer indústrias, mas com critérios. E não podemos esquecer as áreas da saúde e de educação. Palmeira já é um pólo universitário, e com a inauguração do Cesmac isso está consolidado. Lá temos mais de mil alunos, vindos de 52 cidades diferentes. Temos a Uneal, a Ufal e a Facesta, o que garante uma educação qualificada.
T.S. Quais os seus principais compromissos com o comércio e o setor produtivo da cidade?
A.F. Estabecer um diálogo de compromisso com o CDL, Associação Comercial e Sindilojas locais, para promover o fortalecimento, orientar e capacitar os micros e pequenos empresários de forma que se venha gerar mais empregos e renda.
Com esse diálogo vamos criar um Fundo de Aval municipal para financiar as ações que irão favorecer aos pequenos e médios empresários, setores de vocação local como o de confecções: cama, mesa e banho, tendo como exemplo também os mercadinhos, padarias, farmácias e outros pontos de negócios nos bairros da cidade. Firmando uma parceria com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e o SEBRAE.
T.S. Qual incentivo o senhor daria para os jovens palmeirenses, e em quais áreas isso poderia ser feito?
A.F. Uma marca forte do governo James Ribeiro, sob a minha coordenação, é a unificação dos serviços de saúde, educação e ação social. Um belo exemplo é a escola Egídio Barbosa, onde estudei. Dos 20 agentes de saúde de Palmeira, 19 estudaram lá.
É o fortalecimento da educação. Vários juízes, médicos e dentistas daqui estudaram lá. A Egídio Barbosa é um exemplo para as comunidades rurais. E o incentivo à educação é uma das minhas metas.
O acesso ao esporte amador para as comunidades é outro ponto importante porque vários talentos já surgiram a partir desse projeto.
São todas essas coisas que já estão sendo feitas pelo prefeito James Ribeiro, e que se eu for indicado para concorrer ao cargo de prefeito, e vencer as eleições, vou dar continuidade a tudo isso. Afinal, “fazer o bem sem olhar a quem”, esse é o meu lema.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
4PERDENDO O PODER
Declarações de Prefeito-imperador sobre CSE revelam receio de perder influência no clube com possível patrocínio de 'bet'; ouça o áudio
-
5GERAL
Pais de filhos de Deolane Bezerra prezam anonimato em meio à polêmica prisão da advogada