Geral

UNE, UBES e MinC se reúnem para debater ações conjuntas

17/10/2015
UNE, UBES e MinC se reúnem para debater ações conjuntas
Participaram do encontro representantes do MinC, da UNE, da Ubes e representantes dos estudantes. (Foto: Lia de Paula)

Participaram do encontro representantes do MinC, da UNE, da Ubes e representantes dos estudantes. (Foto: Lia de Paula)

Cultura e Educação e regulamentação da Lei da Meia Entrada foram os principais temas da reunião da tarde desta quinta-feira, dia 15, em Brasília, entre o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Bárbara Melo, e outros representantes de estudantes. Também participaram do encontro as secretárias da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e da Educação e Formação Artística e Cultural, Juana Nunes.

Carina abriu a reunião ao elogiar o resultado e empenho do Ministério da Cultura na recente regulamentação da Lei da Meia Entrada. O decreto 8.537, publicado em 6 de outubro no Diário Oficial da União, estabelece que a meia-entrada deve estar garantida em relação a 40% do total de ingressos disponíveis. Carina considerou o fato positivo por permitir, por exemplo, cobrança, de fato, de meio ingresso e não estabelecer entradas inteiras por preços altos demais. Durante a reunião, ela sugeriu organização de um ato para comemoração do fato com participação de artistas.

A presidente da UNE reiterou, ainda, a importância da Cultura na Educação. “Com a volta do ministro Juca, temos uma expectativa grande em relação a retomada de muitos programas e da parceria entre cultura e educação, que é muito poderosa”, pontuou. “Como você disputa conteúdo para uma educação emancipadora se não for pela Cultura?”, exemplificou.

A presidente da Ubes, Bárbara Melo, trouxe para a mesa uma demanda de apoio do Ministério da Cultura para a realização do 41° Congresso da Ubes, que ocorrerá em Brasília, em novembro. A expectativa, segundo ela, é que o evento atraia cerca de 10 mil pessoas e trate de diversos temas como cultura, educação e ciência e tecnologia. Além disso, está prevista a realização de uma passeata em defesa da democracia.

Regulamentação de festas

A coordenadora do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da UNE, Patrícia de Matos Silva, abordou a questão da regulamentação de festas universitárias, cuja realização nos campus fica, muitas vezes, proibida por reitores. Além disso, enfatizou a necessidade de articular redes nas universidades para que a produção e circulação cultural para além da realização da Bienal da UNE, festival estudantil.

As ideias e sugestões foram bem aceitas pelo ministro Juca Ferreira que sugeriu, inclusive, marcar na agenda outro encontro para debater a questão da regulamentação de festas universitárias e se mostrou favorável para trabalhar em conjunto e apoiar essas entidades.

A secretária Juana Nunes elogiou a iniciativa da Ubes de trazer para o Congresso o debate da Cultura na Educação e lembrou que o MinC está construindo uma relação próxima ao Ministério da Educação (MEC) , citando programas conjuntos, como o Mais Cultura nas Escolas e o Mais Cultura nas Universidades.

Ivana Bentes sugeriu que o MinC e as entidades trabalhem em conjunto, inclusive com a pauta da juventude, que abarca diversas áreas no Ministério, como a de indígenas, novas linguagens e educação, entre outras, e que poderia ser tratada de forma interministerial. Em relação a Cuca, Bentes comentou ainda a importância de trabalhar em redes, lembrou do edital de redes lançado pelo MinC e o fato de a Cuca já ser Pontão. Por fim, a secretária pediu ainda ajuda a todos no mapeamento de Pontos de Cultura.