Geral

Operação do BPA flagra extração ilegal de pássaros silvestres no agreste alagoano

19/10/2015
Operação do BPA flagra extração ilegal de pássaros silvestres no agreste alagoano
(Foto: Ascom PMAL)

(Foto: Ascom PMAL)

Uma operação realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) flagrou nesse domingo, 18, um caso de extração ilegal de areia no Rio Traipu, Povoado Ribeira do Campinho, no município de Craíbas. Ao chegar ao local, a guarnição constatou o crime ambiental, previsto na Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

De acordo com o sargento Paulo Roberto, que comandava a guarnição, a extração prejudica o meio ambiente.

“A extração de areia sem licença ambiental causa danos significativos à natureza e às comunidades que ficam próximas do rio, pois as escavações profundas represam as águas impedindo que o rio flua normalmente, prejudicando as comunidades que dependem da água para o seu consumo”, explicou o sargento.

No local, ninguém foi preso. A guarnição constatou também no povoado o descarte ilegal de lixo a céu aberto, proibido conforme a Lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Apreensão de pássaros silvestres

Dando continuidade à operação, foram apreendidos 75 pássaros que estavam em cativeiro ilegalmente, aprisionados em gaiolas em via pública. Os detentores dos animais também não foram localizados. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.