Geral

Renan Filho se compromete em manter funcionamento da Mineradora Vale Verde

26/10/2015
Renan Filho se compromete em manter funcionamento da Mineradora Vale Verde
Operação da Mineradora Vale Verde, em Craíbas, foi liberada pelo Cepram, mas Estado quer ir além. (Foto: Neno Canuto)

Operação da Mineradora Vale Verde, em Craíbas, foi liberada pelo Cepram, mas Estado quer ir além. (Foto: Neno Canuto)

“A pior coisa do mundo é vender uma esperança e não concretizá-la. Alagoas se preparou para atender a Mineradora Vale Verde e nós vamos fazer essa realidade se concretizar”. Foram com essas palavras que o governador Renan Filho destacou em entrevista à rádio 96 FM de Arapiraca, nesta segunda-feira (26), o comprometimento do Governo do Estado com o desenvolvimento da interiorização dos municípios e a consequente viabilização de novos empreendimentos na região.

Voltada para o desenvolvimento sustentável dos recursos minerais, a Mineradora Vale Verde conseguiu, em setembro deste ano, a aprovação do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) para extrair minerais e materiais preciosos da zona rural de Arapiraca e Craíbas. Mas diante da atual crise das commodities e a dificuldade de escoamento da produção, a empresa ainda não deu a largada inicial para suas atividades em Alagoas.

Na tentativa de transformar a situação, o chefe do Executivo alagoano tem buscado garantir o apoio e investimentos necessários para a ativação da Vale Verde no Estado. Para isso, de acordo com Renan Filho, três reuniões com o presidente da empresa, James Bannantine, já foram realizadas neste ano a fim de detectar os principais problemas e apresentar soluções viáveis para a consolidação do projeto, que só foi possível a partir da construção da subestação de energia em toda a região e da Parceria Público-Privada conquistada desde o governo anterior.

“É fundamental que possamos dar continuidade ao funcionamento da mineradora Vale Verde. Estamos trabalhando duro para viabilizar novos investimentos e o momento atual está sendo tratado com muita responsabilidade. Acreditamos que a Vale Verde vai gerar emprego, atuar como outra vertente no Estado, dinamizando o Agreste como um todo e, sobretudo, ajudando Alagoas a avançar ainda mais”, ressaltou Renan Filho.

O Governo do Estado não tem medido esforços para que a mineradora consiga ir adiante.

“Nós temos uma excelente jazida e um minério de alta qualidade. Agora, o que nós precisamos é fortalecer e buscar apoio na área de infraestrutura e do mercado internacional. Não gosto de vender projetos ainda muito incipientes, gosto de falar o que eu estou fazendo de fato. Eu acredito muito que isso possa aconteça, estamos trabalhando muito para manter a Vale Verde em Alagoas”, afirma o governador Renan Filho.