Cidades
Ministério da Saúde volta destacar Farmácia Viva de Arapiraca

Projeto Farmácia Viva identificou ervas usadas para tratar doenças e as catalogou de acordo com a classificação internacional da ONU (Foto: Reprodução)
Os técnicos, especialistas e educadores que fazem parte do projeto Farmácia Viva estiveram reunidos com a equipe técnica do Ministério da Saúde do APL – Fito, Registro de Fitoterápico e de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Âmbito do SUS, para acompanhar os trabalhos desenvolvidos no município de Arapiraca, que é referência nacional na produção de remédios fitoterápicos nas escolas.
A Farmácia Viva de Arapiraca funciona no Centro de Apoio às Escolas do Campo.
Leticia e Benilson Deloti estiveram reunidos com as coordenadoras responsáveis pelos projetos no Estado de Alagoas, Erivandra, da Sesau, e Patrícia, do Laboratório Farmacêutico (Lifal).
Os técnicos do Ministério da Saúde ficaram satisfeitos e fortalecidos com a fala de todos os participantes do projeto, inclusive da equipe de Arapiraca, representada pela Coordenadora do Projeto, professora Edinalva Pinheiro, que em sua fala destacou a articulação com diversos parceiros, a exemplo da Prefeitura de Arapiraca e secretarias de Saúde, Educação e Agricultura, além do Lifal e Sesau.
Letícia e Benício Deloti revelaram que vão levar para os outros mais de 80 projetos nessa área, tendo c projeto de Arapiraca como referência.
Apesar de ter sido aprovado há pouco tempo, o projeto conseguiu avançar em relação a outras iniciativas pelo Brasil e que foram aprovadas há mais tempo.
“Arapiraca está fazendo seu dever de casa, e, em breve, os coordenadores irão dispensar os produtos fitoterápicos nas unidades de saúde. Eles reconhecem o grande diferencial de Arapiraca por não trabalhar apenas a implantação da Farmácia Viva nas três etapas, mas a parte educativa com as crianças, jovens, universidades, movimentos sociais e a população em geral”, frisou a professora Edinalva Pinheiro.
Também estiveram na reunião a zootecnista Wanessa, farmacêutica Cristiane, técnica em Processamento Miranda, a representante da Atenção Básica, Rafaela, e Saulo Sales, da Vigilância Sanitária de Arapiraca.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
5TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo

