Política

Governador incentiva capacitação como forma de qualificar trabalhadores

04/11/2015
Governador incentiva capacitação como forma de qualificar trabalhadores
“Estamos trabalhando para melhorar os índices negativos de Alagoas em todos os setores, e a colaboração de todos é importante nesse momento”, disse o governador ao acompanhar palestra de capacitação profissional  (Foto: Ascom Sete)

“Estamos trabalhando para melhorar os índices negativos de Alagoas em todos os setores, e a colaboração de todos é importante nesse momento”, disse o governador ao acompanhar palestra de capacitação profissional
(Foto: Ascom Sete)

Cerca de 80 pessoas participaram da primeira oficina de orientação ao emprego ministrado pelo novo Sine Jaraguá.  Entre elas Camila da Silva, 18 anos. Em busca de um espaço no mercado de trabalho, a jovem alagoana não sabia como elaborar um currículo do ponto de vista laboral. Durante o curso, ela começou a redigir um currículo correto a partir de um modelo apresentado pelo Sine e aprendeu que uma boa apresentação com objetividade é início de uma possibilidade de recrutamento.

Já Flávio Severino da Silva revelou sua dificuldade de entender o que é um perfil de vaga. Ele levantou questões sobre o que é mais importante: escolaridade, habilidade ou conhecimento na profissão? Na oficina ele pôde tirar as dúvidas sobre essas e outras indagações. E compreendeu que as necessidades do empregador, de forma geral, são expressas no perfil da vaga.

Os casos foram relatados pelas instrutoras do setor de orientação ao emprego do Sine, psicóloga Ana Lúcia Barros e assistente social Dilma Magalhães. “São situações bastante interessantes e que nos permitem ajudar pessoas que precisam de uma orientação”, disse Ana Lúcia. Elas também recepcionaram o governador Renan Filho, que por ocasião da entrega do posto do Sine à população, foi conferir de perto a realização da oficina.

Observando a sala lotada e a participação dos alunos com as instrutoras, o governador comentou sobre a importância de sempre estar se capacitando e qualificando para atender as expectativas do mercado de trabalho que a cada ano está mais exigente com a chamada formação profissional.

“Estamos trabalhando para melhorar os índices negativos de Alagoas em todos os setores, e a colaboração de todos é importante nesse momento. O Estado faz a sua parte ofertando cursos como esse e esperamos que os alagoanos busquem, cada vez mais, se capacitarem para que possamos juntos recolocar Alagoas no caminho do desenvolvimento social e econômico”, declarou.