Geral

Seprev lança primeiro Núcleo de Justiça Comunitária de Alagoas

04/11/2015
Seprev lança primeiro Núcleo de Justiça Comunitária de Alagoas
"Núcleo será voltado para o estímulo à resolução de problemas locais pela participação direta dos moradores", diz Aderico  (Foto: Ailton Cruz)

“Núcleo será voltado para o estímulo à resolução de problemas locais pela participação direta dos moradores”, diz Aderico
(Foto: Ailton Cruz)

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) irá inaugurar, nesta sexta-feira, 6, às 9h, o primeiro Núcleo de Justiça Comunitária de Alagoas, no bairro do Jacintinho.

A entrega no novo serviço tem como objetivo estimular a comunidade a construir e a escolher seus próprios caminhos para a realização da justiça, de forma pacífica e solidária.

O núcleo, criado a partir de um convênio com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria da Reforma do Judiciário, será composto por uma equipe multidisciplinar com profissionais de Direito, Psicologia e Assistência Social.

Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, a meta é estabelecer um espaço público para a mediação de conflitos e promover a ampliação de acesso à Justiça em locais de maior vulnerabilidade social.

“Além da mediação de conflitos, o núcleo será voltado para a educação em direitos e para o estímulo à resolução de problemas locais pela participação direta dos moradores da região, que atuam como agentes comunitários”, explicou o secretário.

O evento contará com apresentação da banda do Corpo de Bombeiros de Alagoas, além de ações itinerantes, com emissão de carteiras de identidade e de trabalho.

O Núcleo de Justiça Comunitária, no bairro do Jacintinho, funcionará na sede da Casa de Direitos, situada na Praça do Mirante e coordenada pela Seprev.