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Sistema de Virtualização de processos deve economizar R$ 4 milhões para o Estado

06/11/2015
Sistema de Virtualização de processos deve economizar R$ 4 milhões para o Estado
Representantes de várias secretarias do Governo participaram do encontro para implantação do sistema de virtualização de processos (Foto Ascom)

Representantes de várias secretarias do Governo participaram do encontro para implantação do sistema de virtualização de processos (Foto Ascom)

O Governo de Alagoas pretende economizar o equivalente a R$ 4 milhões/ano com aberturas de processos com a implantação da tecnologia da virtualização. O assunto foi discutido na quinta-feira (5) na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) entre representantes de várias secretarias, onde foi apresentado um panorama sobre essa forma de tecnologia e a necessidade e os benefícios da implantação pelo Estado.

De acordo com Kleber Ivo, funcionário do Instituto de Tecnologia e da Informação do Estado de Alagoas (Itec), por ano são abertos 200 mil processos no Estado, que geram uma despesa material de R$ 4 milhões por ano, sem contabilizar os custos com deslocamentos dos processos. Com a implantação do projeto, haveria uma redução de 25% no tempo de tramitação dos processos e eliminação de aproximadamente 23 toneladas de papel por ano.

O encontro deu continuidade ao projeto de virtualização de processos para o Governo de Alagoas.

Os representantes dos órgãos e secretarias do Estado puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o Integra, sistema que já é utilizado pelo Itec, e que ganhou uma versão atualizada, com novas funcionalidades. A nova versão foi apresentada pelo representante da Softplan, Rafael Lessa, que mostrou o manuseio do sistema e destacou as novas funções, como temporalidade, avaliação e destinação.

Para o diretor-presidente do Itec, Luciano Júnior, esse primeiro encontro com os diversos representantes teve como principal foco mostrar as funcionalidades do sistema.

“Para que o sistema possa funcionar no Estado, é importante que os órgãos e secretarias o conheçam primeiramente e verifiquem se os pontos de segurança da informação e as funcionalidades atendem à demanda necessitada por eles”, destacou.

Também foi ressaltado durante o encontro o andamento do processo de abertura de uma Assinatura Registrada (AR) para o Governo, no qual o Itec será o emissor da assinatura digital para o Estado.