Geral
Simpósio Multiprofissional debate avanços da Cardiopediatria em Alagoas

Ideias e procedimentos debatidos no simpósio fazem a cardiopediatria alagoana avançar. (Foto: Olival Santos)
Os avanços da cardiopediatria em Alagoas foram debatidos nesta quinta-feira (12), durante um simpósio de cardiologia, realizado no Hotel Radisson, em Maceió. O evento foi organizado pela Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial), mantenedora do Hospital do Coração de Maceió, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Durante a abertura do simpósio, a secretária executiva de Ações de Saúde, Rosimeire Rodrigues, classificou a iniciativa como um momento histórico da cardiologia em Alagoas.
“O atendimento a crianças com cardiopatias sempre foi um desafio para a gestão pública. O governo tem conseguido com, trabalho sério e responsável, firmar parcerias entre instituições públicas e privadas e estamos conseguindo diminuir a demanda e organizar melhor o fluxo de atendimento”, destacou a secretária.
Rosimeire Rodrigues explicou que o simpósio foi realizado para debater a estruturar e organizar, ainda mais, o suporte para as crianças no Estado. “Por meio da parceria com o HCor, os pacientes do SUS [Sistema Único de Saúde] têm garantido o tratamento ambulatorial, por meio de consultas especializadas, exames e cirurgias”, salientou.
Também presente a abertura, a coordenadora da Rede Cegonha, Syrlene Patriota, explicou que a parceria entre as instituições garante mais celeridade e apoio as famílias. “Com o diagnóstico preciso pode-se definir as linhas de ação que podem incluir cirurgias realizadas em Alagoas ou em outros estados, quando necessário”, informou.
Programação – O simpósio teve início com uma mesa redonda sobre as experiências no atendimento cardiopediátrico no Nordeste. A mesa foi coordenada pela secretária executiva, Rosimeire Rodrigues e contou com a participação do cirurgião e cardiologista José Wanderley Neto e da médica Junko Asakura.
Na sequência foi realizado um painel com o título: Uma Proposta para o Nordeste. O painel foi coordenado por José Wanderley, com moderação da médica Sandra Canuto e participação de Tatiana Silva. Ainda durante o evento foi discutido o papel da imagem na definição de conduta em cardiopatia e atuação multiprofissional e multidisciplinar na área.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

