Geral

Estudantes expõem artes e belezas naturais dos bairros de Pajuçara e Jaraguá

12/11/2015
Estudantes expõem artes e belezas naturais dos bairros de Pajuçara e Jaraguá
Atividade fez com que alunos conhecessem melhor seus bairros, além de desenvolverem atividades pedagógicas importantes. (Foto: Valdir Rocha)

Atividade fez com que alunos conhecessem melhor seus bairros, além de desenvolverem atividades pedagógicas importantes. (Foto: Valdir Rocha)

Cerca de 600 alunos da Escola Estadual Benedita de Morais, situada entre os bairros de Pajuçara e Jaraguá, realizaram projeto sobre as mudanças ocorridas nestas comunidades nos últimos 40 anos. O resultado foi apresentado nesta quinta-feira 12, em mais uma edição da Expoart.

Distribuída em nove temáticas, a exposição retratou, numa rica retrospectiva, aspectos históricos e sociais, além das mudanças arquitetônicas de Jaraguá, além de personalidades, artesanatos, história e belezas naturais da Pajuçara.

“A experiência foi muito positiva, principalmente para os alunos. Com este resgate, eles obtiveram informações e passaram a ver um bairro que não conheciam, mesmo morando aqui. Conheceram do patrimônio cultural às belezas naturais. São mudanças que às vezes passam despercebidas”, avaliou a professora de língua portuguesa da unidade, Eliane Santos.

Um novo olhar

Os alunos confirmam esta nova visão. Um deles foi Anderson Felipe Cardoso dos Santos. Neto de pescador, nascido e criado nas piscinas naturais da Pajuçara, ele trouxe para seus colegas as experiências de sua família.

“Falei das travessias de 2km entre praia e recifes feitas por meu avô e dos tubarões pescados por ele e todos gostaram e eu também. São temas que abrangem nossas vidas, expandido nosso conhecimento e valorizando nossas riquezas. Acho que deveriam fazer mais projetos para proteger a Piscina Natural da Pajuçara”, declarou Anderson.

Já a equipe do estudante Luiz Felipe Davino abordou a história de Jaraguá. Segundo ele, as pesquisas foram baseadas na evolução das construções do bairro: suas casas, igrejas, armazéns, museus, praças e também o Porto. Retratando ainda aspectos mais recentes como o Carnaval de rua.

“O nome do bairro teve origem numa lenda indígena. Eles tinham uma cresça da existência de pássaro, chamado Jaraguá, que capturavam seus filhos e usavam isto para afastar estrangeiros das tribos”, explicou.

Avaliação – Os trabalhos foram avaliados pelos professores da escola em sete critérios: arrumação da sala antes e pós evento, abordagem do conteúdo de acordo com o tema, domínio do assunto na apresentação, comportamento, criatividade, organização e apresentação.

A expoart será exibida pela TV Gazeta, no projeto AL TV na sala de aula.