Geral
Alagoas avança com a diversificação da agricultura

Governador conferiu in loco o chamado Dia de Campo, em Junqueiro, e constatou a potencialidade do Estado na produção de grãos que deve fazer de Alagoas autossuficiente (Foto: Secom/AL)
Fazer de Alagoas um estado autossuficiente na produção de milho. A meta foi estabelecida pelo governador Renan Filho e os resultados começam a aparecer. Nesta sexta-feira(13), Renan Filho esteve em “Um Dia de Campo”, no município de Junqueiro, conferindo in loco como acontece a produção de milho e soja.
Do alto de uma colheitadeira, o governador viu como a produção alagoana pode alçar novos e mais altos voos. As sementes distribuídas pelo Estado germinaram e deram frutos. Em 2014, Alagoas produziu 25 mil toneladas de milho; em 2015, o estado já chegou a marca de 60 mil toneladas. Como estado importador, os alagoanos consomem 580 mil toneladas de milho, e até 2018, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) deseja chegar a este patamar.
“Estamos trabalhando firme para alcançar a autossuficiência na produção do milho em 2018. Vamos permitir que as empresas passem a comprar aqui, deixando, sobretudo, de trazer os produtos de fora”, salientou o governador.
O desempenho da agricultura alagoana mostra o caminho a ser seguido para diversificação da economia estadual. Essa estratégia de multiplicar a matriz econômica é uma das armas que Alagoas dispõe para enfrentar as crises.
“Nossa área de cultivo mais que dobrou e isso é muito importante, pois quando testamos novas culturas e elas dão certo, ajudam Alagoas a avançar”, ressaltou Renan Filho, empolgado com o mar de milho e soja que ele viu nesta sexta.
Sobre a soja, o governador salientou o ineditismo da colheita alagoana que já chegou aos mercados internacionais.
“É uma satisfação muito grande obtermos esse resultado. Plantamos 500 hectares de soja é uma vertente da diversificação da economia O setor sucroalcooleiro está em crise, mas nas encostas temos a cultura do eucalipto, o milho ampliando, a soja foi plantada aqui e vendida para o mundo. É mais uma possibilidade de diversificar nossa economia”, encerrou o governador Renan Filho.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre

