Geral

Descolonização cultural é tema de seminário em Porto Alegre

13/11/2015
Descolonização cultural é tema de seminário em Porto Alegre
[Foto: Divulgação]

[Foto: Divulgação]

Descolonização Cultural e construção da autonomia será o tema do próximo seminário do programa Cultura em Pensamento, a ser realizado neste sábado (14), a partir das 16 horas, em Porto Alegre (RS). O evento ocorrerá durante a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Teatro Carlos Urbim, no Cais Mauá, e também fará parte das programações da 10ª Bienal do Mercosul e do 6º Festival El Mapa de Todos.

“Pretendemos discutir e aproximar as estratégias de povos, movimentos, artistas, ativistas e intelectuais que se contrapõem a modelos diversos de dominação e instrumentalização que se naturalizam na cultura, buscando a emancipação, a autonomia e a construção de novas formas de relação social, de novas culturas”, explica o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella.

As discussões no seminário sobre colonização partirão dos processos de dominação econômica, política e cultural conduzidos pelas elites de países do hemisfério norte sobre os do hemisfério sul, mas não se limitarão a isso. A proposta é tratar a colonização em seu sentido amplo, abordando as desigualdades – de gênero, etnias, classes, gerações e credos, entre outras – que reproduzem valores hierárquicos e negam a alteridade; a distinção entre humanidade e natureza que legitima as relações utilitaristas com o meio ambiente; e o papel das políticas públicas na promoção da autonomia cultural, entre outros.

Integrarão as mesas de debate o doutor em História e curador-chefe da X Bienal do Mercosul, Gaudêncio Fidelis, o doutor em Direito e juiz federal Roger Raupp Rios, e o músico, escritor e ativista cultural Marcelo Yuka, entre outros. O encerramento do evento contará com um show de Rolando Boldrin. Confira a programação completa ao final da matéria.

Sobre o Cultura e Pensamento

O seminário Descolonização Cultural integra o programa Cultura e Pensamento, desenvolvido pelo MinC, por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), e conta com o apoio da Câmara Riograndense do Livro, da Fundação Bienal do Mercosul, do Festival El Mapa de Todos e da Petrobras.

O programa Cultura e Pensamento teve seu primeiro ciclo realizado entre 2005 e 2012, focado no debate teórico acerca da cultura. Em 2015, ele foi retomado com a proposta de estimular a reflexão e a interlocução entre diferentes visões do campo da cultura, ultrapassando a barreira acadêmica e reunindo grupos culturais, movimentos, redes, ativistas, intelectuais, fazedores e fazedoras de cultura, jovens inovadores, mestres e mestras, aproximando campos sociais, territórios e correntes de pensamento.

O segundo ciclo do programa foi inaugurado em setembro, no Rio de Janeiro, com o tema A Crise de Valores na Sociedade Atual. No último dia 29 de outubro, a capital carioca recebeu nova edição dos seminários do programa, dessa vez com o tema Cultura e Política. No dia 4 de novembro foi a vez de São Paulo, onde o foco da discussão foi Cultura e Cidades.