Geral
Homens devem procurar prevenção e adotar de hábitos saudáveis, diz médica do HGE

Recomendação é que todos com mais de 40 anos de idade e possuem fator de risco para câncer, diabetes, hipertensão e doenças coronarianas devem ir ao médico pelo menos a cada seis meses (Foto: Assessoria)
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca que são poucos indivíduos do sexo masculino que cuidam da saúde e são muitos que poderiam evitar uma entrada em unidades de emergência, como o Hospital Geral do Estado (HGE).
Apesar de o número de atendimentos em 2015 entre homens (72.020) e mulheres (72.066) estarem equilibrados, a cardiologista Ecliane de Oliveira acredita que esse quantitativo poderia cair se eles procurassem a prevenção e adotassem hábitos saudáveis.
“São os homens que mais se alimentam mal, que mais fumam e que menos vão ao médico. Alguns trabalham tanto que não sobra tempo para praticar esportes ou fazer uma caminhada descompromissada”, afirmou.
José Luiz dos Santos tem 63 anos e está internado na Unidade de Dor Torácica (UDT) do HGE. Ele é um bom exemplo de homem trabalhador, pai de família, mas que não procurou o médico como deveria. Depois de exames laboratoriais solicitados pela médica durante o atendimento, foi descoberta a necessidade de diminuir o nível de colesterol no sangue.
“Há um ano, eu tive dores no peito. Tomei uns remédios caseiros que diziam ser bom e melhorou. Outras vezes isso aconteceu, mas eu fazia o mesmo e passava. Até que veio a última dor e foi muito forte. Levaram-me ao Posto de Saúde de Pilar (cidade onde reside) e rapidamente me trouxeram para o HGE. Aqui descobriram que eu tive um infarto e eu descobri que as dores eram um indicativo do que vinha a acontecer”, recordou José, hoje aposentado.
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) ocorre quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração (chamadas artérias coronárias) são obstruídas abruptamente por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (ateroma) existente na parede interna da artéria. José Luiz teve uma artéria comprometida e foi submetido à angioplastia, intervenção cirúrgica destinada a reparar um vaso deformado, estreitado ou dilatado.
Mas, ainda descobrimos outras artérias que correm o risco de serem obstruídas pelo mesmo motivo. Desse modo, estamos tratando-o. Para ele, tudo isso é novidade e ele não é o primeiro que chega ao hospital assim”, disse a cardiologista.
José Luiz é pai de cinco filhos e trabalhou como soldador elétrico durante toda sua vida. “Eu sempre comi de tudo e deixei de fumar faz um ano. Não sou diabético, mas aqui no hospital descobri que tenho pressão e colesterol altos. Já me avisaram que, quando eu tiver alta, eu vou precisar rever todos os meus hábitos, que inclui a saída do sedentarismo”, pontuou ele.
Aos homens, a médica alerta que todos aqueles com mais de 40 anos de idade e possuem fator de risco para câncer, diabetes, hipertensão e doenças coronarianas devem ir ao médico pelo menos a cada seis meses.
“E todos eles, de qualquer idade, precisam excluir a ideia de que o médico só procura doença. O médico investiga a saúde e tem satisfação em informar que o paciente está sadio. Nós desejamos combater sempre uma possível enfermidade antes que ela se desenvolva”, enfatizou a cardiologista do HGE, Ecliane de Oliveira.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro


