Geral
Residências médicas vão reforçar assistência profissional e atendimento no HGE

Credenciamento para residência melhora a qualidade da atenção à saúde dos pacientes, além de desencadear um processo de desenvolvimento científico no hospital (Fotos: Carla Cleto e Ascom Sesau)
Os pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE) terão a assistência reforçada com o credenciamento da unidade para residência médica nas especialidades de clínica médica e neurologia. O credenciamento é emitido pelo Ministério da Educação (MEC), após análise de um relatório técnico sobre as instalações da unidade e pré-projeto da área acadêmica.
Para conhecer as dependências do hospital e condições de atendimento, o MEC enviou um representante para realizar a visita. “Pelo que estamos observando ao percorrer o hospital, a unidade hospitalar será muito beneficiada com as residências. Nossa avaliação é a mais positiva possível e acreditamos que o relatório terá parecer favorável do MEC”, adiantou Adherbal Casé, responsável pela visita ao HGE.
Segundo ele, o intuito da visita é avaliar os pleitos da solicitação de funcionamento de residências. “É uma avaliação ordinária, fazemos como parte desse credenciamento. A iniciativa, aqui em Alagoas, é do governo estadual e em um hospital de rede própria. Muito difícil não ser aprovado”, completou.
De acordo com Verônica Omena, gerente-geral do HGE, uma unidade de alta complexidade como o Hospital Geral passa a ter um salto de qualidade na assistência com a implantação de programas de residência. “O hospital só tem a ganhar quando se credencia como unidade de ensino. A equipe que está à frente das residências no hospital tem uma visão ampla sobre serviços de saúde e está trabalhando para evoluir na prestação do atendimento”, ressaltou.
O assessor técnico de docência do HGE, Álvaro Bulhões, informou que a previsão de implantação da residência médica é para o período 2016/2017. “Toda residência melhora a qualidade da atenção à saúde dos pacientes, por isso estamos empenhados para que o credenciamento seja realizado o quanto antes. Um hospital de ensino passa a ter um comprometimento maior dos profissionais, que terão a incumbência de preparar especialistas. A iniciativa também vai desencadear um processo de desenvolvimento científico”, explicou.
Para Álvaro Bulhões, as residências darão um aporte melhor para os pacientes. “Trabalhos científicos serão realizados e tecnologias novas implantadas, através do incentivo que o Ministério da Saúde dará para o hospital”, completou.
Especialista
Instituída pelo Decreto nº 80.281, de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
O programa de residência médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
3NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5ECONOMIA
Alckmin sobre tarifaço de Trump: 'Se depender de nós, acaba amanhã'


