Cidades

Maceió: USF Guaxuma levará serviços à comunidade de difícil acesso

18/11/2015
Maceió: USF Guaxuma levará serviços à comunidade de difícil acesso
[Foto: Ascom Semas]

[Foto: Ascom Semas]

A Unidade de Saúde da Família (USF) Guaxuma realiza, nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, uma ação volante de serviços para levar o atendimento em saúde aos moradores do Sítio Gurguri, uma das localidades de difícil acesso da região. Na ação, cerca de 15 famílias moradoras do local e cadastradas na unidade, terão acesso facilitado a consultas médicas, medicamentos, atendimento de enfermagem, marcação pelo CORA, aplicação de vacinas e assistência do Serviço Social.

“Essas famílias vivem numa localidade muito isolada e trabalham como caseiros de sítios com áreas extensas, por isso o acesso delas à unidade é tão difícil quanto o acesso dos agentes de saúde a essas moradias. Em função disso, adotamos essa estratégia, para garantir que essas famílias também tenham assegurado o direito à assistência de saúde e aos serviços da rede pública”, afirma a diretora administrativa da unidade, Kátia Neris.

Na iniciativa – planejada para ocorrer uma vez ao mês – a equipe da unidade ficará instalada em um dos sítios da localidade e fará o atendimento de crianças, adultos e idosos, alguns deles acamados. De acordo com a agente de saúde da área, que integra a única equipe da Estratégia Saúde da Família na unidade, Ana Tereza Maciel, não há gestantes a serem acompanhadas, mas uma boa parte dos moradores necessita de acompanhamento contínuo para o controle de doenças como diabetes e hipertensão.

“Como o trajeto até a moradia desses usuários é feita por estradas de terra e envolvem grandes distâncias, o atendimento volante nos permitirá aproximar os serviços da comunidade, especialmente daqueles que apresentam dificuldades de locomoção”, reforçou a agente de saúde.