Política
Paulão ressalta políticas do governo para inclusão de negros
Em discurso no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (19), o deputado Paulão (PT/AL) ressaltou a importância de ações afirmativas do governo federal, no sentido de reduzir as desigualdades socioeconômicas e garantir o acesso de afrodescendentes ao ensino superior de qualidade.
Citando dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Paulão disse que entre 2002 e 2013 o percentual da população negra de baixa renda caiu 86%, levando-se em conta critérios como baixa escolaridade e acesso restrito a serviços e bens. “Nesse período a pobreza crônica entre negros diminuiu de 12,6% para 1,7% da população. O número representa 1,8 milhão de pessoas, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)”, afirmou, lembrado que entre a população negra rural a queda da pobreza também foi expressiva: de 28,6% para 4,9%.
O parlamentar também observou que a política de cotas sancionada pela presidenta Dilma em 2012 teve um papel fundamental para mudança de paradigmas na educação, pois somente nos últimos três anos 150 mil estudantes negros ingressaram no ensino superior, de acordo com a Secretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
O deputado registrou que a Seppir, criada em 2003 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve um papel fundamental ao colocar a questão racial na pauta do país. Ele observou, ainda, o apoio da gestão petista à reforma agrária e à legalização de comunidades quilombolas. Informou que nesta quinta-feira a presidenta Dilma entregou títulos definitivos de domínio a comunidades quilombolas dos Estados de Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Goiás. No caso de Alagoas, o processo está mais adiantado, com 69 comunidades quilombolas já certificadas. “São políticas que honram as lutas dos negros, mas ainda existe uma dívida enorme da sociedade brasileira com essa população”, ponderou Paulão.
Serra da Barriga
Paulão participa de homenagens ao Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), nesta sexta-feira, 20, ao lado do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Os eventos são organizados pela Fundação Cultural Palmares, que é vinculada ao Ministério da Cultura.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel
-
5NOVIDADE NA GESTÃO
Suplente Dindor cotado para assumir Secretaria de Agricultura em Palmeira dos Índios