Artigos
Visões da VI FLIMAR
Peço humildemente aos leitores, para alimentar minha vaidade, transcrever opiniões de várias personagens sobre a VI FLIMAR, 6ª Festa Literária de Marechal Deodoro, ocorrida recentemente naquela bela cidade histórica.
“Aconteceu a VI Flimar um encontro em torno da razão de todos nós, a palavra. Não é fácil explicar esse feito, a não ser dizer que sempre vai além de todas as expectativas. É como receber um grande abraço, o festivo e acolhedor abraço da cidade de Marechal Deodoro, que nesse período se transforma na república de todas as letras. Rever e fazer novos amigos com a benção da deusa Literatura é no mínimo prazeroso. E que venha a VII, VIII, VIX, X…”
Cássio Cavalcante – Jornalista/ Escritor – Recife
“Sempre soube que nas areias finas do sertão se escondia um reino encantado. Ele existe e é a Flimar! Seu rei? Carlito Lima, que administra com generosidade e calor humanos seus convidados. Em retribuição, eles dão o melhor de si para valorizar o livro, a leitura, a literatura e a memória! Trata-se de um encontro de amigos, mesmo entre os que não se conhecem, mas, ficam contagiados pelo clima de fraternidade que se estabelece. Crianças, adultos e idosos se integram aos escritores, poetas, contadores de histórias e historiadores para viver, insisto, viver, o mundo das diversas e múltiplas narrativas. As trocas com o público não se fazem apenas no salão lotado, mas, pelas ruas da bela Marechal Deodoro, onde todos sorriem e conversam e sabemos que, como disse o filósofo, “conversar é a arte de ser feliz junto”! Pois somos “felizes juntos” na Flimar!” – Mary Del Priore, historiadora – Rio
“As telas dos artistas plásticos se derramaram na paisagem, dando colorido ao casario. A poesia e a música tomaram conta das ruas, com serenatas e saraus. O povo abriu suas portas e janelas, e mais uma vez a literatura entrou, se fundiu com a cidade, virou festa e alegria. Ali, onde nasceu Deodoro, a arte se fez República, coisa pública, de tudo e para todos.”
Andrea Nunes – Promotora Pública – escritora – Recife
“Grande festa literária em Marechal Deodoro, a VI FLIMAR, tão bem organizada e administrada pelo nosso Capitão-Mor, o genial Carlito Lima. O que ficou evidenciado de forma cabal neste evento foi o sentido de comunidade multifacetada de Alagoas, com grupos culturais riquíssimos nos seus acervos artísticos, e todos apresentando nítida conscientização de nossa identidade única de brasileiros nordestinos, ímpares no mundo. São poucos os gestores nacionais de cultura que, a exemplo de Carlito Lima na frente da Secretaria de Cultura do seu município, dispõem-se a prestigiar, incentivar, desenvolver e aperfeiçoar tais grupos autóctones, ao invés de maquaquear manifestação de culturas outras, tão distantes de nossa tradição e tão díspares da essência mesma de nossa brasilidade.” João Luiz Azevedo, médico, escritor, alagoano, mora em São Paulo.
“Em uma palavra: Surpreendente”. Katya Salomão – Vespasiano -MG
“Acabo de voltar de Marechal Deodoro, Alagoas, onde foi realizada a 6ª edição da FLIMAR. Fiquei muito bem impressionada com a presença da comunidade nas diversas atividades da programação; com o trabalho bem planejado das escolas que apresentam a obra dos autores homenageados aos alunos meses antes da festa; com a presença dos bardos da região que declamam orgulhosamente, em alta voz, as obras dos poetas da terra. Ali o livro circula, leitores vêm sendo formados e a literatura está viva. Só me resta agradecer e elogiar o grande realizador dessa festa linda: parabéns, Carlito Lima! O seu trabalho vai repercutir por gerações.” Rosana Mont’ Alverne, Belo Horizonte.
“A Flimar se consolida a cada ano como um grande evento literário. A qualidade da programação e a participação efetiva da população local são pontos de destaque. Carlito Lima sabe comandar um elenco eclético e faz de Marechal Deodoro um porto seguro para a literatura.” Ricardo Cabus -Maceió
“A FLIMAR reúne grandes escritores e leitores de todo Brasil que amam a literatura e a cultura. Está consolidada no calendário de Alagoas e Marechal Deodoro. Significa muito para nossa cidade histórica. As crianças e a população são envolvidas, o maior objetivo é incentivar à leitura, formando uma nova geração amante dos livros, preservando nossa cultura, melhorando a qualidade do ensino e a qualidade de vida da população. ” Cristiano Matheus – Prefeito de Marechal Deodoro.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios