Geral
Maceió: Saúde inaugura laboratório de análise de água potável
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), inaugura, nesta terça-feira (1º), às 9h, o primeiro Laboratório de Análise de Potabilidade de Água para Consumo Humano do município. A iniciativa foi possibilitada por uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e do Laboratório Central (LACEN), responsável pela capacitação dos técnicos da VSA e pela cessão de equipamentos.
“A parceria foi firmada para descentralizar os serviços do LACEN, que passou a ter, no município, uma unidade direcionada a análises de baixa complexidade, com a finalidade de otimizar a detecção de riscos à saúde na água disponibilizada para o consumo da população em geral”, afirma o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Alex Tenório.
Sediado nas novas instalações da VSA, que passará a funcionar no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha, no Poço), o laboratório realizará análises físico-químicas – medindo teores de turbidez, TH (potencial de hidrogênio), cor e cloro residual – e microbiológicas – cloriformes totais e e.coli – em amostras de água coletadas nas mais diversas regiões da cidade.
“Com a nova estrutura, passaremos de 20 para 100 coletas semanais, possibilitando uma intensificação da fiscalização que já é realizada não só nos sistemas de água da Casal mas, principalmente, em poços artesianos instalados em condomínios da Capital. A meta é reduzir ao máximo os riscos de contaminação da água potável com doenças de veiculação hídrica, que são tratadas e aumentam os custos da saúde pública”, reforça o coordenador.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas



