Artigos
A família
Uma socióloga francesa escreveu, certa feita, o seguinte: “É preciso repensar na utilidade profunda da família”. Nome da socióloga: Eveline Sullerot.
No ano 1992 fazia já 28 anos que um pai desapareceu de casa, em busca de um meio de vida. No mesmo ano de 1992, um filho, bancário, bem situado na vida, declarou que sentia o vazio da ausência paterna. Emocionado, entre lágrimas, assim se expressou: “Falta para mim o que mais quero: encontrar meu pai”.
Camilo Castelo Branco (1825 – 1890) declarou: “A família é a base fundamental da sociedade; e é refúgio das virtudes acossadas pelas paixões dos que vagabundeiam de escolho em escolho; é a arca santa que alveja no dorso empolado das tormentas do coração da mulher.”
Como estamos no mês de dezembro, que é o chamado mês do Natal, as palavras da socióloga Eveline Sullerot, do bancário e de Castelo Branco foram apresentadas para lembrar quanto é importante a família.
Jesus pertenceu a uma família. Consequentemente valorizou a família. Isso não significa que a família viva sempre num mar de rosas. É indiscutível, porém, que a despeito das tempestades da vida, a família, unida pelos laços do amor, sofre, como todo o ser humano, mas é uma família feliz. A mãe de Jesus é conhecidas sob vários
títulos gloriosos mas também é chamada de Nossa Senhora das Dores. Com efeito, não foi nada fácil fugir para o Egito por causa da perseguição de Herodes. A perda do Menino Jesus quando foi levado pelos pais, pela primeira vez, ao templo de Jerusalém.
Mas a mãe da criança tinha o apoio e o conforto de José, seu esposo legal. Como é bom em momentos difíceis alguém sentir o apoio amigo de seus familiares! Como é doloroso alguém se sentir sozinho em períodos difíceis de sua existência. É triste um grito como este: “Sou sozinho no meio da multidão!”
As crianças, criadas num lar de compreensão e amor, sendo seres dependentes, sentem-se protegidas por serem amadas. Os adolescentes deprimidos, por exemplo, podem ser ajudados pelos pais compreensivos e os médicos podem ajudar os pais a entender o problema dos filhos.
Quanto é doloroso ver famílias que se destroem entre si e, em sendo assim, está a declaração de Sofocleto: “Há famílias que só se unem em redor dos ataúdes”.
Atualmente, há uma voz que se levanta em favor da família. Pode estar pregando no deserto, mas em vários pronunciamentos mostra um carinho especial às crianças, a valorização da mulher e o valor da família que se une na alegria e na tristeza, na saúde e na doença e em todos os momentos da vida.
Na verdade, homem e mulher são seres complementares. Nenhum é superior ao outro. Infelizmente, em algumas regiões do nosso planeta a mulher é vendida e comprada, é um ser inferior, sempre submissa.
A família cristã não entende essa desigualdade ignóbil.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios