Geral
Aquecimento global pode mudar velocidade de rotação da Terra
O aumento do nível dos oceanos, causado pelas mudanças climáticas, poderá mudar a velocidade de rotação da Terra. Um estudo publicado na revista científica Science Advances trabalhou com essa possibilidade.
Com o aquecimento na temperatura média do planeta, geleiras estão derretendo. O gelo do Ártico, atingiu a quarta menor área de cobertura da história neste ano. Com isso, alguns lugares podem sumir do mapa.
Mas de acordo com cientistas, outros impactos graves podem acontecer. O derretimento das geleiras do Ártico faria com que a água se acumulasse em regiões mais longe dos polos—aumentando o peso dessas áreas.
Essa mudança no equilíbrio pode alterar a velocidade de rotação da Terra. De acordo com os cientistas, isso ainda pode causar um leve deslocamento do polo do planeta.
A pesquisa foi baseada na teoria de Walter Munk, um oceanógrafo americano que, em 2002, relacionou o nível dos oceanos com a velocidade de rotação da Terra.
Os cientistas refizeram os cálculos de Munk. De acordo com a nova pesquisa, o efeito do aumento do nível dos oceanos não seria tão severo quanto Munk havia previsto em 2002. Mesmo assim, a velocidade da Terra seria afetada, de acordo com os modelos feitos na pesquisa.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4MACEIÓ
Saúde da Gente leva atendimentos ao Petrópolis nesta segunda-feira (7)
-
5BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA



