Variedades
Artesãos alagoanos comercializam R$ 300 mil em feiras nacionais
Alagoas tem encantado pela qualidade do trabalho artesanal produzido no Estado. Um balanço realizado pela Gerência de Design e Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) revela que os artesãos alagoanos comercializaram R$ 300 mil em feiras nacionais realizadas em 2015. O número representa um acréscimo de 30% se comparado ao ano passado.
Nos eventos, a qualidade dos materiais alagoanos e a simplicidade no modo de confeccionar as peças têm sido diferenciais que conquistam o público. Além disso, a ampla variedade em tipologias transformou a produção em um atrativo à parte, promovendo, através do artesanato, o conhecimento sobre a história do Estado.
“Alagoa protagoniza uma das produções artesanais mais bonitas do país. Pelas mãos dos artesãos o público passa a conhecer o destino e a cultura local, através de peças que refletem o cotidiano, o folclore e a nossa história. Nesse sentido, articular a participação dos profissionais nas feiras e grandes eventos é fundamental para a divulgação do trabalho”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires. A participação dos profissionais nas feiras é articulada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenado em Alagoas pela Sedetur, em parceria com o Sebrae.
Dentre os principais eventos, destaque para a 16ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no mês de junho, em Pernambuco. Na ocasião, os artesãos alagoanos comercializaram R$ 185 mil. Já na 26ª Feira Nacional do Artesanato (FNA), na cidade de Belo Horizonte, as vendas chegaram a R$ 60 mil. No 8º Salão do Artesanato, realizado em novembro, na cidade de Brasília, os números em vendas alcançaram o total de R$ 58 mil.
“Os eventos e feiras são voltados, primordialmente, para a valorização do profissional manual e dos artesãos. O primeiro dia da feira, por exemplo, é exclusivo para lojistas, o que representa a oportunidade dos artesãos realizarem grandes negociações e receberem encomendas de empresários de todo o Brasil”, afirma a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.
As tipologias mais comercializadas são o Bordado Patchwork, do município de Boca da Mata, e as esculturas em madeira dos mestres artesãos André da Marinheira e Mestre Zezinho. As tradicionais esculturas em barro do Mestre João das Alagoas completa a lista das principais vendas.
Alagoas à mão – O Caminhão Alagoas à Mão Itinerante, que reúne peças e produções de diversos artesãos, recepcionou os turistas dos navios que aportaram em Maceió na primeira metade de dezembro, comercializando, ao todo, R$ 4 mil em vendas.
Dentre os produtos ofertados, os principais destaques em vendas foram o bordado filé e a fibra de ouricuri. Segundo a gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos, a presença do caminhão Alagoas à Mão Itinerante na recepção dos turistas representa a oportunidade de levar a produção artesanal local para diferentes públicos.
Café com Arte – Além da participação em feiras nacionais, o artesanato tem espaço garantido nos principais eventos de Alagoas. Organizado pela Sedetur, o Programa Café com Arte, por exemplo, chegou a sua 7ª edição no dia 16 de dezembro e segue até o dia 19 de fevereiro, reunindo artesãos de diversos municípios para expor e comercializar seus produtos nos cafés da manhã dos hotéis. Aproveitando a alta temporada turística em Alagoas e a intensa ocupação hoteleira, a ação proporciona aos artesãos maior visibilidade, considerando o fluxo de visitantes.
Nesta edição, os hotéis parceiros já confirmados são: Hotel Ponta Verde; Ritz Suítes; Hotel Brisa Tower; Hotel Jatiúca; Ibis Hotel; Hotel Enseada; Hotel Holiday Inn; Hotel Porto da Praia; Praia Hotel Sete Coqueiros; Pajuçara Praia Hotel; Gungaporanga Hotel e Hotel Ritz Lagoa da Anta.
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