Geral
Parceria entre Estado e municípios auxilia combate à dengue, zyka e chikungunya

Sesau e municípios intensificam visitas às residências para conter a proliferação do Aedes aegypti
(Repórter fotográfico: Carla Cleto / Olival Santos)
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atua em parceria com todos os 102 municípios alagoanos para a prevenção e controle da disseminação do vírus Aedes aegypti, que é responsável pela transmissão da dengue, zyka vírus e febre chikungunya.
De acordo com a técnica responsável pelo setor, Isolda Lima, a gestão estadual realiza o monitoramento de novos casos em todas as cidades. “A análise é realizada quinzenalmente e garante que qualquer aumento no número dos casos possa ser imediatamente conhecido”, explicou Isolda.
Outra faceta entre a atuação conjunta do Estado e municípios é a capacitação das equipes de agentes de endemias. A técnica ressaltou que além de capacitações são realizadas atualizações com as equipes de saúde, incluindo médicos e enfermeiros.
“Sempre que é registrado um acréscimo no número de casos, o Estado atua como orientador e investigador das causas”, ressaltou Isolda. Entre as ações realizadas pela Sesau, em parceria, está a criação de uma força-tarefa realizada para conter e determinar as causas do aumento no número de casos.
Outras iniciativas programadas são a avaliação de quais municípios mantêm números considerados altos de pacientes. Isolda lembrou que a parceria entre diferentes esferas da administração pública é essencial para que a população receba a melhor assistência possível dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Emiliano Díaz indica acerto do Corinthians com lateral Fabrizio Angileri, ex-River Plate

