Geral
MEC proíbe vestibular para 68 cursos. Dois cursos, em Alagoas, estão na lista

Dois cursos de duas instituições, em Maceió, estão proibidos de participar do vestibular (Foto:Reprodução/www.ifnmg.edu.br)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (23), no Diário Oficial da União, a lista completa com 68 cursos que estão proibidos de fazer vestibular, por não terem atingido menções satisfatórias no indicador de qualidade do ensino superior, estabelecido pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Em Maceió, capital alagoana, os cursos de História (Licenciatura), do Centro de Ensino Superior (Cesmac), e Educação Física (Licenciatura), do Instituto Batista de Ensino Superior (Ibesa). Com isso, o ingresso de novos alunos está proibido. Mas, segundo o MEC, fica resguardado o direito de estudantes que eventualmente tenham passado em seleção e já estejam matriculados.
As avaliações foram feitas a partir de formações que tiraram 1 e 2 – numa escala que vai até 5 – reiteradamente, nas duas últimas avaliações do MEC, feitas em 2014 e 2011. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já tinha anunciado as medias, mas só agora os detalhes foram anunciados.
O CPC é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes concluintes, corpo docente, infraestrutura, recursos pedagógicos e outras variáveis. A cada três anos, um grupo de graduações passa pelo crivo do MEC. A avaliação feita em 2014, cujos resultados ocasionaram as punições publicadas hoje no Diário Oficial, abrangeu graduações nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e afins.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA
-
5FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º


