Geral

Eto’o marca para os dois lados e Come-Fogo épico termina empatado

23/12/2015
Eto’o marca para os dois lados e Come-Fogo épico termina empatado
(Foto: Gazeta Press)

(Foto: Gazeta Press)

Foi, de fato, um Come-Fogo épico. Com a presença de estrelas internacionais e grandes nomes do futebol brasileiro, os rivais Botafogo-SP e Comercial empataram por 3 a 3, nesta terça-feira, em amistoso preparatório para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. E com direito a três gols do grande astro da noite, o atacante Samuel Eto’o, dois para o ‘Fogão”, um para o “Leão”.

O camaronês, que foi convidado para a partida através de uma ação do Twitter e vestiu a camisa dos dois rivais no clássico, mostrou muita disposição e criou boas chances desde o início. Os jovens atletas, por sua vez, não se intimidaram com os 34 anos de experiência e as quatro Copas do Mundo do ex-Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, e marcaram de perto o africano.

O Botafogo saiu na frente aos 18 do primeiro tempo, em um lance de habilidade e um pouco de sorte. Na lateral esquerda, Túlio Souza tentou cruzamento e acabou encobrindo o goleiro Cezar, que foi enganado pela trajetória da bola. Golaço para animar a torcida tricolor no estádio Santa Cruz.

A partida seguiu com grande destaque para os veteranos em campo. Raí, aos 50 anos, deu linda enfiada de bola para Giovanni, que tentou por cobertura e por pouco não marcou um golaço. Já Vágner Mancini, hoje treinador do Vitória, esbanjou disposição e muitas vezes deixou garotos com metade de sua idade “comendo poeira” com suas arrancadas.

Em um dos lances de Mancini, aliás, saiu o empate comercialino: aos 39 minutos, o treinador tabalou com o camaronês, que saiu cara a cara com o goleiro Thales e não deu chances para o jovem arqueiro: chute forte, seco, lá dentro, para festa da torcida alvinegra.

Curiosamente, esse foi o último lance de Eto’o pelo “Bafo”. Logo em seguida, ele vestiu a camisa do Botafogo, que teve mais votos através da hashtag usada pela campanha do Twitter que promoveu a partida, e, portanto, teve direito a contar com o africano por mais tempo.

Na etapa complementar, o clube tricolor quase ficou na frente logo no primeiro lance, depois que Léo Coca disparou de longe, o goleiro Cézar relou com a ponta dos dedos e viu a bola explodir no seu travessão. Pouco depois, Vágner Mancini cansou e pediu para sair, dando vaga a Luqueta.

A saída de seu jogador mais experiente, porém, não diminuiu o ímpeto do Leão. Em cobrança de escanteio, Acleisson desviou e o zagueiro Gaspar apareceu completamente livre para escorar para as redes e comandar a virada no Santa Cruz.

Foi então que Eto’o voltou a brilhar. Aos 19, ele teve chance em cobrança de falta frontal, quase na meia-lua, e quase empatou. Na sequência, Raí pediu para sair. Pouco depois, o camaronês tentou novamente em cobrança de falta, desta vez bem defendida pelo arqueiro Cézar.

Mas a pontaria do ex-Barcelona estava calibrada, e seria testada aos 28 minutos, depois que Souza recebeu enfiada de bola de Eto’o, invadiu a área e foi derrubado por Léo Messi: pênalti assinalado pelo árbitro Salvio Spínola. Com extrema tranquilidade, o africano apenas deslocou o goleiro rival na cobrança e igualou o placar novamente.

Aos 34, o Comercial voltou a ficar na frente, e de novo com um bonito gol. De muito longe, Acleisson arriscou cobrança de falta direta e surpreendeu o arqueiro Thales, que viu a redonda morrer no fundo do barbante.

Só que, quem tem Eto’o, tem um atacante de classe mundial, mesmo aos 34 anos. Aos 41, Boiadeiro cruzou da direita, o camaronês matou com técnica absurda e tocou no canto direito para decretar o empate no Come-Fogo épico que agitou a noite de Ribeirão Preto.

Ao todo, foram 3.179 torcedores presentes, com uma renda de R$ 53.535,00.