Geral

Ex-menino da Vila coloca Timão na final da Copinha

23/01/2016
Ex-menino da Vila coloca Timão na final da Copinha

Ele saiu da Vila Belmiro, celeiro de nomes como Neymar e Robinho, para decidir em Itaquera. Claudinho mudou a semifinal da Copa São Paulo no segundo tempo e garantiu o Corinthians em mais uma decisão do torneio. Com um golaço e uma assistência do camisa 26, o clube de Parque São Jorge derrotou o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, na Arena Corinthians e garantiu passagem para a final do torneio do prestigiado torneio de base.

Mesmo diante

(Foto: Mauro Horita/ Agif/Gazeta Press)

(Foto: Mauro Horita/ Agif/Gazeta Press)

de um ambiente incomum para a maioria dos 22 garotos em campo, devido ao ambiente gerado por um dos mais novos estádios do país, Cruzeiro e Corinthians realizaram um primeiro tempo aberto, movimentado e com oportunidades de gol. Desta forma, uma falha poderia decidir quem sairia na frente do marcador.

E foi justamente isso o que ocorreu durante a primeira etapa em Itaquera. Aos 29min, Léo Santos tentou cortar a bola, mas errou o timing. Rick Sena, atento à ação do defensor corintiano, carregou para dentro da área e finalizou firme. Um a zero Cruzeiro e um instante de apreensão em Itaquera.

A frieza exibida por Rick Sena na finalização acabou tomada por exemplo pelo outro lado desta semifinal. O Corinthians, sentindo a pressão de jogar em casa e atrás do placar, recorreu a Claudinho para mudar o jogo. Ex-Santos, o meia-atacante precisou de apenas dez minutos para transformar a Arena.

Aos 19min, depois de saída de Lucão desviar um cruzamento com um soco na bola, Claudinho dominou na entrada da área e deu um leve toque por cobertura. Com categoria e precisão de um veterano, o ex-santista tratou de empatar o confronto na Zona Leste de São Paulo.

Era apenas uma pequena exibição do poder de decisão de Claudinho. Aos 34min, ele novamente resolveu para o Corinthians. O meia-atacante cruzou na medida para Pedrinho, outro substituto, estufar a rede celeste e garantir o clube alvinegro na decisão da Copa São Paulo.

Clima de jogo dos ‘adultos’

A transferência para a Arena Corinthians mudou o caráter do jogo. A importância de uma semifinal era evidente, mas atuar em um estádio de Copa do Mundo fez a garotada correr ainda mais.

Fora o bom público, em extrema maioria corintianos, o clima na Arena se desprendeu de um simples jogo de categoria de base. Reclamações com a arbitragem, protestos contra ações erradas dos atletas e vaias contra os Cruzeirenses deram o tom.

anticlímax

O Cruzeiro era o ‘vilão’ da noite para o público em Itaquera. A festa da torcida corintiana foi grande, especialmente para uma partida sub-20. O clube mineiro, concentrado, bem postado e ‘frio’, tratou de promover um verdadeiro anticlímax na primeira etapa.

Quando o Corinthians crescia em campo, incentivado pelo torcedor, o time celeste tratou de esfriar o clima. Alex chutou (ou fingiu e passou) e viu Léo Santos falhar no corte. Rick Sena, destaque cruzeirense na Copinha, finalizou com precisão e abriu o placar.

O clima dos adultos citado anteriormente voltou à cena: a torcida, instantes depois do gol mineiro, gritou ainda mais alto.

Na semifinal da Copinha, o Cruzeiro mostrou ser gente grande ao calar por alguns segundos a Arena Corinthians.

Golaço

Um golaço.

Contratado no ano passado junto ao Santos, o ex-Menino da Vila Claudinho precisou de poucos minutos para virar mais uma aposta do Terrão.

Diante da pressão de uma Arena com bom público e em desvantagem no marcador, o camisa 26 deu um toque de classe, por cobertura, para empatar a semifinal contra o Cruzeiro.

A frieza e a categoria de um ‘adulto’ fizeram a diferença em quem tem o nome de garoto.

Corinthians com Claudinho

Não satisfeito em empatar o jogo com um golaço, Claudinho participou diretamente do gol que garantiu o Corinthians na decisão da Copinha.

O meia-atacante, que entrou na segunda etapa, cruzou na medida para Pedrinho, outro substituto, virar a partida para o clube de Parque São Jorge.

Osmar Loss sorri com as opções que têm.

Próximo desafio

Classificado para a decisão da Copa São Paulo, o Corinthians tentará o décimo título da competição contra o vencedor de Flamengo e América-MG, que se enfrentam ainda nesta sexta-feira.