Variedades
Escola de samba campeã do carnaval carioca será conhecida nesta tarde
A escola de samba campeã do Grupo Especial do carnaval carioca será conhecida na tarde de hoje (10), depois da apuração das notas concedidas por 36 julgadores em nove quesitos. A apuração começará às 15h45, na Praça da Apoteose, no Sambódromo.
Nas noites dos desfiles do Grupo Especial (domingo e segunda-feira), cada julgador atribuiu uma nota de 9 a 10 para cada quesito, e essas notas foram guardadas em envelopes que serão abertos hoje. Foram avaliados itens como bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias; comissão de Frente e mestre-sala e porta-bandeira.
A ordem de apuração de cada quesito será definida em um sorteio, às 12h30, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que organiza os desfiles. Depois de apuradas as quatro notas em cada quesito, a nota mais baixa é descartada.
Quem somar o maior número de pontos será declarada a campeã do carnaval 2016. As seis primeiras colocadas desfilam novamente no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (13). A última colocada, entre as 12 escolas, será rebaixada para o Grupo de Acesso (Série A).
A apuração das notas atribuídas às escolas de samba do Grupo de Acesso, que desfilou no Sambódromo na sexta-feira (5) e no sábado (6), começará logo depois do encerramento da apuração do Grupo Especial. A campeã passará a integrar o Grupo Especial no carnaval de 2017, enquanto a última colocada será rebaixada para a Série B, que desfila em uma avenida da zona norte da cidade.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos