Geral
IMA apura emissão de esgoto na praia de Guaxuma, no Litoral Norte

IMA retornará nesta quinta ao local para novos levantamentos e adotar providências. (Foto: Divulgação)
A fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve na tarde de quarta-feira (17), na praia de Guaxuma, onde efluentes sem tratamento estariam sendo despejados direto no mar. A equipe deverá retornar ao local nesta quinta-feira (18), para fazer novos levantamentos sobre uma tubulação que, aparentemente, serve como emissário para a areia da praia.
O problema é que a tubulação foi construída no mesmo terreno onde a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) emitiu uma licença para a construção de um prédio. Os efluentes seriam de casas construídas de modo desordenado. Como esses efluentes ficam empossados em frente à obra, funcionários do local abrem uma vala para que o líquido escorra direto para o mar.
Segundo Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, “pela legislação ambiental, a competência de fiscalização é de quem licencia, nesse caso a Sempma. O órgão estadual age supletivamente em caso de omissão”.
A equipe do Instituto deverá retornar ao local para levantar mais informações sobre o problema e tomar as providências cabíveis. Há algumas situações a serem observadas, entre elas: quem autorizou a construção do duto para que os efluentes sem tratamento deságüem na praia, se há omissão e a origem do esgoto.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


