Geral
Ressocialização investe na capacitação e valorização dos servidores

Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social tem investido na capacitação de agentes penitenciários ofertando vários cursos (Fotos: Jorge Santos)
Além de competência para garantir a segurança dos custodiados e servidores penitenciários e, consequentemente, assegurar o cumprimento da lei, é necessário investir no trabalho dos agentes penitenciários. Ciente dessa necessidade, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), através da Escola Penitenciária, oferta qualificações gratuitas. Ao todo, cinco cursos serão ofertados em fevereiro no Sistema Prisional, com 190 vagas.
Nesta quinta-feira (18), foi concluído o curso Utilização do Dispositivo Elétrico Incapacitante, Pistola SPARK, Modelo DSK 700. Iniciado na segunda-feira (15), a capacitação contemplou cem agentes penitenciários. A ação foi conduzida pelo servidor penitenciário Cícero Vergetti, credenciado em sete matérias pela Polícia Federal e ministrando aulas há nove anos no Sistema Prisional. Somente em 2015, o servidor conduziu dez cursos da Escola.
Vergetti explica que foram disseminadas técnicas de manuseio do dispositivo e disparo, inclusive com exibição de vídeos e demonstrações sobre o posicionado do corpo para aumentar a eficiência na execução técnica Pistola SPARK.
“Aproximamos questões teóricas e práticas, favorecendo o desenvolvimento de habilidades para o manuseio necessário e responsável dos equipamentos elétricos incapacitantes”.
Entre os dias 22 e 25 deste mês, a Escola Penitenciária ainda irá ofertar a qualificação Técnicas de Imobilização para vinte e cinco agentes penitenciários. A iniciativa será importante para a manutenção da dinâmica do Sistema Penitenciário, já que os agentes têm como uma de suas missões intervir no restabelecimento da ordem e da segurança dos presídios quando for necessário.
Já nos dias 23 e 24 de fevereiro, será a vez dos servidores penitenciários participarem da capacitação Prevenção e Combate a Incêndio. Dentre os inúmeros benefícios dessa iniciativa, está a possibilidade de o servidor realizar o atendimento imediato a uma vítima com queimaduras, conhecer os materiais inflamáveis e obter conhecimento para disseminar ações preventivas no âmbito de trabalho.
Inscrições abertas
O curso de Defesa Pessoal para Mulheres, que será realizado entre os dias 29 de fevereiro e 10 de março, está com inscrições abertas. Poderão participar as servidoras que trabalham nos órgãos da segurança pública do Estado. No decorrer da ação serão disseminadas competências, habilidades e atitudes em técnicas de defesa pessoa.
Os interessados têm até quarta-feira (25) para se dirigir até a Escola Penitenciária e assegurar uma das 25 vagas. Mais informações: (82) 3315-1049.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas


