Geral

HGE recebe visita do projeto “Música é Saúde” da Polícia Militar

19/02/2016
HGE recebe visita do projeto “Música é Saúde” da Polícia Militar
Além de contribuir para a humanização dos hospitais, projeto proporciona momento de descontração e vivência musical entre os pacientes

Além de contribuir para a humanização dos hospitais, projeto proporciona momento de descontração e vivência musical entre os pacientes

O Hospital Geral do Estado (HGE) recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), a visita de músicos integrantes do Centro Musical da Polícia Militar de Alagoas para mais uma apresentação do projeto “Música é Saúde”.

O trio, formado pelo cabo Lucas Rojas e pelos sargentos Gilberto Gomes e Dorival Carvalho, percorreram os corredores e os leitos da área verde da unidade hospitalar, destinada aos pacientes internados.

Quando o sopro do saxofone, tocado pelo cabo Lucas, ecoou dentro dos corredores os acompanhantes e funcionários presente no local, surpresos e admirados, já acionaram seus telefones celulares na expectativa de registrar o lindo momento.

Sorrisos e lágrimas percorriam os rostos dos pacientes ao ouvirem a canção “Como é grande o meu amor por você”, do cantor Roberto Carlos. E teve até quem, mesmo deitada, arriscou uns movimentos de dança ao ouvir “Xote dos Milagres”, do grupo musical Falamansa. Foi o caso da senhora Clenice Pereira, de 76 anos.

“Adorei, amei…”, disse, sem mais palavras para acrescentar, enquanto lágrimas escorriam em seus olhos. A paciente encontra-se internada em uma das enfermarias da ala desde o último dia 14 de janeiro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Outra que não escondia a felicidade foi a técnica de enfermagem Aparecida Belarmina. “Gostei muito. É emocionante ouvir e presenciar este lindo trabalho da PM. A música provoca este bem-estar na gente e, portanto, nos faz nos sentirmos melhor”, enfatizou.

O “Música é Saúde”, que completará dez anos de existência em 2018, foi idealizado com o intuito de proporcionar um momento agradável no ambiente hospitalar, levando um pouco de alegria e descontração para pacientes da rede pública e privada que passam por problemas de saúde,

O grupo já fez mais de 100 apresentações em diferentes instituições de Maceió, com um público variado, composto por pacientes, acompanhantes, médicos, colaboradores e visitantes.

Para o saxofonista Lucas, é recompensadora a atividade, pois a música ameniza o sofrimento dos pacientes. “Além de contribuir para a humanização dos hospitais, levamos um momento de descontração e vivência musical, e assim colaboramos indiretamente em seu tratamento”, destacou.

A próxima apresentação do grupo será na próxima sexta-feira (26), para os pacientes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).