Geral
Agência de classificação de risco Moody’s retira selo de bom pagador do Brasil
A agência de classificação de risco Moody’s anunciou nesta quarta-feira (24) o rebaixamento da nota de crédito do Brasil. Esta é a terceira agência e última agência a retirar o selo de bom pagador do País.
A nota caiu de Baa3, último nível de grau de investimento, para Ba2. Em dezembro, a agência havia sinalizado que poderia cortar a nota do País, ao revistar a perspectiva de “estável” para “negativa”.
O anúncio ocorre uma semana depois de a agência Standard & Poor’s ter cortado pela segunda vez a nota do país nos últimos cinco meses. Agora, tanto a perspectiva da S&P, quanto da Moody’s, são negativas.
Em comunicado, a Moody’s afirma que um dos motivos que levou ao rebaixamento foi a perspectiva de maior deterioração dos indicadores de dívida do Brasil, em um ambiente de baixo crescimento, com a dívida do governo provavelmente superior a 80% do Produto Interno Bruto (PIB), em três anos.
A agência também citou as dinâmicas políticas desafiadoras, que devem continuar dificultando esforços de consolidação fiscal e atrasando reformas estruturais.
Além disso, a perspectiva negativa reflete a visão de riscos de que ocorra uma desaceleração ainda maior na consolidação e na recuperação, ou ainda de mais choques surgirem, o que cria incerteza sobre a magnitude da deterioração do perfil da dívida.
Em dezembro, a agência de classificação de risco Fitch havia retirado o grau de investimento do Brasil. A instituição rebaixou o rating do nível BBB- para BB+, com perspectiva negativa.
A Moody’s era a última agência entre as três maiores que mantinha o País como grau de investimento.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA


