Geral
Colômbia confirma primeiro caso de microcefalia ligada ao vírus Zika

Este é o primeiro caso confirmado no país e, para as autoridades, “demonstra que o vírus pode afetar isoladamente o bebê no primeiro trimestre de gravidez e, possivelmente, durante o segundo trimestre”. (foto: reprodução)
Autoridades de saúde da Colômbia anunciaram hoje (24) o primeiro caso de um feto com malformção, cuja mãe foi infectada pelo vírus Zika. De acordo com o médico Juan José Alvarado, a gestante de 18 anos é da cidade de Popayán, no sudoeste do país e interrompeu a gravidez, depois que exames clínicos comprovaram a malformação fetal.
O Instituto Nacional de Saúde da Colômbia “confirmou a suspeita, depois que estudos realizados no líquido amniótico da mãe, demonstraram que o bebê estava infectado pelo vírus”. De acordo com as declarações de Alvarado, o feto tinha alterações cerebrais, microcefalia, destruição de tecidos e alterações no nível craneano.
A Secretaria de Saúde de Cauca informou que o caso ocorreu na cidade de El Bordo e a interrupção da gravidez foi uma decisão voluntária da jovem.
Este é o primeiro caso confirmado no país e, para as autoridades, “demonstra que o vírus pode afetar isoladamente o bebê no primeiro trimestre de gravidez e, possivelmente, durante o segundo trimestre”.
O vírus Zika já infectou mais de 37 mil pessoas na Colômbia e deste total mais de 6 mil mulheres gestantes em diferentes regiões do país.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
4FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA


